Programa

Licenciatura em Gestão de Marketing

Programa

I A decisão de internacionalização 1. Conceitos básicos: Marketing de Exportação, Internacional, Global Estilo de gestão e objectivos da internacionalização de PME?s e EMN?s 2. A iniciação do processo de internacionalização: Factores explicativos da internacionalização. Mecanismos explicativos do início da actividade exportadora. Riscos/barreiras à actividade exportadora 3. Diferentes perspectivas teóricas à internacionalização II O Meio Envolvente Internacional e a Selecção de Mercados 4. O meio envolvente politico/legal e económico 5. O meio envolvente sócio-cultural 6. A Selecção Internacional de Mercados III Formas de Presença em Mercados Internacionais 7. Factores que influenciam as Formas de Presença 8. Formas de Presença através de Exportação: Directa ou Indirecta 9. Formas de Presença Contratuais: Contrato de Produção, Contrato de Licenciamento, Contrato de Franchising, Joint Ventures, Subcontratação 10. Formas de Presenças Herárquicas: 10.1 Sucursal/Escritório Representação 10.2 Filiais Comerciais 10.3 Filiais Integradas 10.4 Filiais Integradas: aquisições vs. projectos de raiz IV O Plano Internacional de Marketing 11. Decisões de Produto: Decisões de linha, gama e serviços. O Ciclo de Vida dos Produtos. Lançamento de Novos Produtos e a Inovação em Mercados Internacionais. O Posicionamento dos Produtos. Decisões de Marca 12. Decisões de Preço: Influenciadores das Decisões e Estratégias de Preço, a nível internacional. Condições Comerciais 13. Decisões de Distribuição: Factores influenciadores das Decisões de Distribuição, a nível internacional. Gestão e Controlo de Canais 14 Estratégias de Comunicação: Instrumentos de Comunicação. Estratégias Publicitárias. Gestão da Força de Vendas