Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
02319
Acrónimo :
MIS I
Ciclo :
3.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
0.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
24.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
4.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
28.0h/sem
Trabalho Autónomo :
140.0
Horas de Trabalho Total :
168.0h/sem

Área científica / Scientific area


História

Departamento / Department


Departamento de História

Ano letivo / Execution Year


2008/2009

Pré-requisitos / Pre-Requisites


--

Objetivos Gerais / Objectives


O seminário visa contribuir para o estudo conjugado de grandes eixos temáticos indispensáveis para compreender, do ponto de vista da história social e cultural, e em particular da história conceptual, múltiplos processos e caminhos de afirmação da modernidade no mundo ocidental. A crise das grandes narrativas da história veio colocar em questão as perspetivas teleológicas, obrigando a repensar registos historiográficos tradicionais e a ideia de historicidade. A noção de modernidade tem sido problematizada, sublinhando-se a diversidade de processos e aceções de moderno, a partir da história e da sociologia. Em contrapartida, as dinâmicas dessa mesma modernidade vão-se descobrindo como articuladas de forma complexa e plural dos mais variados pontos de vista (económico, social, cultural, linguístico, religioso, político, institucional). É sobre essa pluralidade, complexidade e articulação de processos da modernidade que se refletirá em termos de longa duração.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


O seminário visa contribuir para o estudo conjugado de grandes eixos temáticos indispensáveis para compreender, do ponto de vista da história social e cultural, e em particular da história conceptual, múltiplos processos e caminhos de afirmação da modernidade no mundo ocidental. A crise das grandes narrativas da história veio colocar em questão as perspetivas teleológicas, obrigando a repensar registos historiográficos tradicionais e a ideia de historicidade. A noção de modernidade tem sido problematizada, sublinhando-se a diversidade de processos e aceções de moderno, a partir da história e da sociologia. Em contrapartida, as dinâmicas dessa mesma modernidade vão-se descobrindo como articuladas de forma complexa e plural dos mais variados pontos de vista (económico, social, cultural, linguístico, religioso, político, institucional). É sobre essa pluralidade, complexidade e articulação de processos da modernidade que se refletirá em termos de longa duração.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1. Introdução teórica. Perspetivas socio-históricas da modernidade. Múltiplas modernidades; 2. Conceitos-chave da modernidade; 3. Capitalismo, economia-mundo, cultura-mundo; 4. Estado-nação, nacionalismos e consciência histórica; 5. Secularização, religião e política; 6. Modernidade, artes e espaço público; 7. Movimentos sociais, associativismo e esfera pública; 8. Culturas, identidades e pertenças.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


Todos os conteúdos programáticos estão orientados para desenvolver nos estudantes um conhecimento informado sobre temas relevantes da produção historiográfica na área deste seminário.

Avaliação / Assessment


O desempenho dos alunos será avaliado de forma continuada, exigindo-se a presença em 75% das sessões do seminário. Estão previstos os seguintes elementos de avaliação: participação regular no seminário, com apresentação oral de um texto (40% da nota final); trabalho escrito, a entregar no final do semestre (60% da nota final).

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Tal como se espera de um programa doutoral, o modelo de aulas, em conjugação com o sistema de avaliação, permitem aos alunos, por um lado, aprofundar conhecimentos (teóricos, metodológicos, históricos), e, por outro, desenvolver algumas competências e capacidades adequadas ao nível de estudos do 3º ciclo.

Observações / Observations


--

Bibliografia Principal / Main Bibliography


TAYLOR, Charles, Imaginários sociais modernos. Lisboa: Texto&Grafia, 2010 KOSELLECK, Reinhart, Futuro Passado. Contribuição à semântica dos tempos históricos, Contraponto, PUC/Rio, Rio de Janeiro, 2006 HARTOG, François, Régimes d?historicité. Présentisme et expériences du temps. Paris: Seuil, 2003 HARVEY, David, The condition of postmodernity: an enquiry into the origins of cultural change. Oxford: Blackwell, 1997 HABERMAS, Jurgen, A transformação estrutural da esfera pública. Lisboa: Fundação Caloust Gulbenkian, 2012 FURET, François, O passado de uma ilusão. Lisboa: Presença, 1996 EISENSTADT, S. N., Múltiplas modernidades. Lisboa: Livros, Horizonte, 2007 CATROGA, Fernando, A geografia dos afectos pátrios. As reformas político-administrativas (séculos XIX-XX). Lisboa: Almedina, 2013 CALINESCU, Matei, As cinco faces da modernidade. Lisboa: Vega, 1999 BRAUDEL, Fernand, A dinâmica do capitalismo. Lisboa: Teorema, 1985

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


--

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16