Winkin, Y. 1998 A Nova Comunicação. Da teoria ao trabalho de campo, Campinas/S.Paulo: Papirus Editora
Peretz, H. 2000 Métodos de Sociologia, Lisboa: Temas e Debates.
Hall, E.T. 1986 A Dimensão Oculta, Lisboa: Relógio d Água.
Hall, E.T.1994 A Linguagem Silenciosa, Lisboa: Relógio d'Água.
Gofman, E.1993 A Apresentação do Eu na Vida de Todos os Dias, Lisboa: Relógio D'Água.
Goofman, E.1999 Os Momentos e os Seus Homens, Lisboa: Relógio d'Água.
Foucault, M.1987 Vigiar e Punir. Nascimento da Prisão, Petrópolis: Ed.Vozes.
Durkheim, E.1988 As Regras do Método Sociológico, Lisboa: Ed.Presença.
Cerveira, M.E.2002A Referência bibliográfica de documentos escritos e eletrónicos?, Rev.da Faculdade de Letras. Ciências e Técnicas do Património, Porto, 2002, 1ª série,vol.I, p.111-128
Clanchy, J.&Ballard, B.2000 Como escrever ensaios. Um guia para estudantes Lisboa:Temas e Debates:
Secundária
http://weblog.educ.ar/educacion-tics/archives/002750.php(sobre a leitura na internet)
http://www.abed.org.br/antiga/htdocs/paper_visem/denise_bertoli_braga.htm (sobre o uso da internet e a aprendizagem de línguas estrangeiras)
http://www.mayer.cps.k12.il.us/Strategies_that_Work/STW.htm (sobre uso de recursos e estratégias de leitura na net)
http://litsite.alaska.edu/workbooks/readingstrategies.html (planos de exercícios para desenvolver estratégias de leitura)
http://www.justreadnow.com/strategies/index.htm (planos de exercícios para desenvolver estratégias de leitura)
http://curry.edschool.virginia.edu/go/readquest/ (planos de exercícios para desenvolver estratégias de leitura ? especificamente orientado para alunos de Ciências Sociais)
http://www.howard.k12.md.us/langarts/Curriculum/strategies.htm (planos de exercícios para desenvolver estratégias de leitura)
http://www.greece.k12.ny.us/instruction/ela/6-12/Reading/Reading%20Strategies/reading%20strategies%20index.htm (planos de exercícios para desenvolver estratégias de leitura)
http://www.allamericareads.org/lessonplan/strategies.htm (planos de exercícios para desenvolver estratégias de leitura)
Sites sobre estratégias de leitura e de escrita:
Winkin, Yves 1996 ?La maîtrise visuelle de l?ordinaire?, in Antropologie de la Communication. De la théorie au terrain, Paris/Bruxelles: De Boeck & Larcier S.A., pp. 123-138
Reis, F. (2016) ?Exercício de Observação (não Participante) In S. Bernardes e S. Carvalhosa (Orgs.) Manual de Práticas Pedagógicas de Integração da Investigação no Ensino Superior. Lisboa: ISCTE-IUL, pp. 58-65.
Morais, José, 1997 A Arte de Ler. Psicologia cognitiva da leitura Lisboa: Cosmos.
Manguel, Alberto, 1996 A History of Reading London: Flamingo (há versão em Português).
Madureira Pinto, José e Augusto S. Silva [orgs.] 1987 Metodologia das Ciências Sociais Porto: Afrontamento.
Jonathan, Boyarin, 1992 The Ethnography of Reading, University of California Press.
Firmino da Costa & Patrícia Ávila 1998, ?Problemas da/de Literacia: uma investigação na sociedade portuguesa contemporânea? in: Ler História, nº35.
Connerton, Paul, 1993 Como as Sociedades Recordam Oeiras: Celta
Coelho, Adolfo,1993, ?Cultura e Analfabetismo? in João Leal (Org.) Adolfo Coelho. Obra Etnográfica vol. II Cultura Popular e Educação, Lisboa: Publicações D. Quixote, p. 251-272.
Chartier, Roger, 1996, El orden de los libros. Lectores, autores, bibliotecas en Europa entre los siglos XIV y XVIII, Barcelona: Guedisa.
Caria, Telmo H. (org.), 2002 Experiência Etnográfica em Ciências Sociais, Porto: Ed. Afrontamento.
Calvino, Italo, 1994, Porquê Ler os Clássicos?, Lisboa: Teorema.
Bloom, Harold, 2000, Como ler e porquê, Lisboa: Caminho. :