Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
03700
Acrónimo :
MM (pg)
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
21.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
22.0h/sem
Trabalho Autónomo :
128.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Estatística e Análise de Dados

Departamento / Department


Departamento de Métodos de Pesquisa Social

Ano letivo / Execution Year


2020/2021

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Conhecimentos de regressão linear múltipla.

Objetivos Gerais / Objectives


O objetivo desta unidade curricular é desenvolver competências nos alunos que permitam testar modelos de dependência cujos dados apresentam estruturas hierárquicas. São analisados designs complexos nos quais são testados efeitos principais e efeitos de interação em modelos com dois níveis. A apresentação dos modelos de regressão multinível é acompanhada pela utilização de software de Estatística (R e SPSS).

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


AO1 - Identificar as implicações metodológicas decorrentes da gestão de bases de dados com estruturas hierárquicas. AO2 - Compreender os princípios e pressupostos teóricos associados aos Modelos de Regressão Multinível (MRM). AO3 - Identificar os MRM mais adequados às perguntas de investigação. AO4 - Realizar análises de modelos com dois níveis usando software de estatística (R e SPSS). AO5 - Interpretar e apresentar os resultados das análises MLM.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1. Modelos de Regressão Multinível (MRM) 1.1. Estrutura hierárquica de dados 1.2. Requisitos para realizar análise multinível 1.3. Correlação de ordem zero 2. Modelo linear de efeitos mistos 2.1. Distinção entre efeitos fixos e efeitos aleatórios 2.2. Equações de um modelo linear misto 2.3. Seleção de efeitos aleatórios 3. Interpretação e inferência sobre o modelo 4. Extensões - Modelos mistos não lineares 5. Aplicações 6. Reportar resultados em tese/artigo

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Os objetivos de aprendizagem (OA) são concretizados em conteúdos programáticos (CP): OA1 - CP 1.1 | 1.2 | 1.3 OA2 - CP 2.1 | 2.2 | 2.3 | 3 | 4 OA3 - CP 2.3 OA4 - CP 5 OA5 - CP 6

Avaliação / Assessment


Trabalho individual. O acesso à avaliação exige a assiduidade a pelo menos 70% das aulas da unidade curricular. Esta UC não contempla avaliação por exame.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


O estudo individual, tendo por base a bibliografia sugerida, será orientado e apoiado pelos seguintes Metodologias de Ensino (ME): 1) ME1 - Sessões teórico-práticas para apresentação dos modelos de regressão multinível e discussão de diversas aplicações; 2) ME2 - Sessões laboratoriais para analisar modelos multinível com apoio de software de estatística.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias de ensino estão em articulação com os objetivos de aprendizagem (OA): 1. Nas aulas teórico-práticas (TP) são desenvolvidas as competências previstas nos seguintes objetivos de aprendizagem: OA1 | OA2 | OA3 2. As aulas prático-laboratoriais (PL) estão em articulação com os objetivos de aprendizagem: OA4 | OA5

Observações / Observations


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Bibliografia Principal / Main Bibliography


Snijders, T., & Bosker, R. (2012). Multilevel Analysis: An Introduction to Basic and Advanced Multilevel Modeling, 2nd edition. Los Angeles, CA: Sage. Preacher, K. J., Curran, P. J., & Bauer, D. J. (2006). Computational tools for probing interaction effects in multiple linear regression, multilevel modeling, and latent curve analysis. Journal of Educational and Behavioral Statistics, 31, 437-448. Maas, C. J. M., & Hox, J. J. (2006). Sufficient sample sizes for multilevel modelling. Methodology, 1(3), 86?92. Kreft, I. G. G., & de Leeuw, J. (1998). Introducing multilevel modeling. Newbury Park, CA: Sage. Hox, J. (2010). Multilevel Analysis: Techniques and Applications, 2nd edition. New York: Routledge. Aguinis, H., Gottfredson, R. K., & Culpepper, S. A. (2013). Best-practice recommendations for estimating cross-level interaction effects using multilevel modeling. Journal of Management, 39 (6), 1490-1528.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


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Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16