Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
03617
Acrónimo :
MMA
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Inglês (en)
Língua(s) amigável(eis) :
Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
20.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
21.0h/sem
Trabalho Autónomo :
129.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Marketing

Departamento / Department


Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral

Ano letivo / Execution Year


2022/2023

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não tem.

Objetivos Gerais / Objectives


Esta unidade curricular visa facultar aos alunos um conhecimento sistemático sobre o Marketing das Artes como uma ferramenta essencial para o entendimento do mercado cultural sabendo estabelecer uma comunicação própria e diferenciadora com o consumidor.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


No final do período curricular desta UC, o aluno deverá: OA1= Compreender o conceito, a importância e os fundamentos do Marketing das Artes. OA2= Compreender o processo de funcionamento dos mercados da arte (interação entre todas as componentes do sistema). OA3= Discutir criticamente o funcionamento do Marketing nos mercados de arte.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


I. Marketing Cultural e artístico II. Arte popular e arte erudita: História e elementos diferenciadores III. Identificação da oferta- Arte e artistas IV. Identificação do Publico alvo conforme o tipo de arte V. Construção Marca Cultural VI. Marketing de Arte: Estado vs Empresas privadas VII. Tendências dos mercados da arte. VIII. Portugal enquanto destino Cultural

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


Esta demonstração de coerência decorre da interligação dos conteúdos programáticos com os objectivos de aprendizagem (OA). Em cada ponto do programa é apresentado mais um elemento da estrutura dos mercados da arte (OA1), o modo como interage com outros elementos (OA2) e discutido criticamente (OA3).

Avaliação / Assessment


A avaliação consiste em três elementos: 1) teste presencial com várias perguntas de desenvolvimento abrangendo toda a matéria lecionada (40%); 2) resumo comentado de um livro relacionado com o tema da UC (40%); 3) participação oral e assiduidade (20%).

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Aulas expositivas, discussões baseadas em artigos e análise de casos de estudo.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Metodologias de ensino-aprendizagem (MEA): Aulas expositivas Objectivos de aprendizagem (OA): Todos Metodologias de ensino-aprendizagem (MEA): Discussões baseadas em artigos Objectivos de aprendizagem (AO): OA2 e OA3. Metodologias de ensino-aprendizagem (MEA): Análise de casos de estudo Objectivos de aprendizagem (AO): OA2 e OA3.

Observações / Observations


·

Bibliografia Principal / Main Bibliography


S Botti - International Journal of Arts Management, 2000. What role for marketing in the arts? An analysis of arts consumption and artist Robertson, Iain, 2016. Understanding Art Markets. Inside the world of art and business, Londres, Routledge JN Kapferer - Business Horizons, 2014. The artification of luxury: From artisans to artists J Lagier, B Godey - International Journal of Arts Management,2007.A scale for measuring aesthetic style in the field of luxury and art products Harris, Jonathan,2017. The Global Contemporary Art World, Oxford, Wiley Blackwell. F Colbert, Y St?James-Psychology & Marketing,2014.Research in arts marketing: evolution and future directions F Colbert,2009.Marketing Culture and the Arts, Chair in Arts Management Fernandes, Alexandra; AFONSO, Luís,2012 (eds.).Os Leilões e o Mercado da Arte em Portugal.Estrutura, história, tendências, Lisboa, Scribe. Adam, Georgina,2014.Bib Bucks.The explosion of the art market in the 21st century, Farnham, Lund Humphries.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


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Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16