Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
03697
Acrónimo :
MMM
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
21.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
22.0h/sem
Trabalho Autónomo :
128.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Estatística e Análise de Dados

Departamento / Department


Departamento de Métodos de Pesquisa Social

Ano letivo / Execution Year


2021/2022

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não existem.

Objetivos Gerais / Objectives


Esta unidade curricular tem por objetivo desenvolver métodos de dependência contemplando duas situações de investigação de grande aplicação na área das Ciências Sociais e Humanas. São analisados designs complexos nos quais são testados modelos com efeitos de moderação e efeitos de mediação. São realizadas aplicações através de Regressão Linear Múltipla. A apresentação dos diferentes métodos contempla também uma vertente mais aplicacional, construindo situações de análise com apoio de um software de Estatística (SPSS) e da macro PROCESS (Hayes, 2019).

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


OA1 | Definir conceitos de moderação e de mediação; identificar e distinguir os diferentes efeitos OA2 | Construir modelos de moderação e modelos de mediação OA3 | Demonstrar a adequabilidade da Regressão Linear para testar modelos de moderação e modelos de mediação OA4 | Avaliar as condições de aplicação da Regressão Linear OA5 | Atualizar e aprofundar conhecimentos sobre regressão linear para testar modelos de moderação e de mediação OA6 | Aplicar a regressão linear múltipla para testar modelos de moderação e de mediação OA7 | Analisar e interpretar os resultados das diversas modelações OA8 | Reportar resultados em relatório ou em artigo científico

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1. Modelação: moderação e mediação 1.1 Moderação: efeito de interação 1.2 Mediação: cadeia de efeitos 1.3 Análise de artigos com moderação e mediação 2. Modelação de moderação via Regressão Linear (OLS) 2.1 Efeito principal e efeito de interação 2.2 Moderadora quantitativa 2.3 Moderadora dummy 2.4 Aplicação com software (SPSS e PROCESS) 2.5 Reportar resultados em tese/artigo 3. Modelação de mediação via OLS 3.1 Mediadora quantitativa 3.2 Estimar e testar efeito indireto com bootstrapping 3.3 Mediação parcial e completa 3.4 Aplicação com software (SPSS e PROCESS) 3.5 Reportar resultados em tese/artigo

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Os objetivos de aprendizagem (OA) definidos para esta UC são concretizados em conteúdos programáticos (CP) conforme as ligações seguintes: OA1 - CP 1.1 | 1.2 OA2 - CP 2.1 | 2.2 | 2.3 | 3.1 OA3 - CP 1.3 OA4 - CP 2.1 OA5 - CP 2.1 | 2.2 | 2.3 | 3.1 | 3.2 OA6 - CP 2.4 | 3.4 OA7 - CP 2.2 | 2.3 | 3.2 | 3.3 OA8 - CP 2.5 | 3.5

Avaliação / Assessment


Existem duas opções para a avaliação: 1. Avaliação periódica: Trabalho individual a realizar no final da UC, correspondente a 100%. O acesso à avaliação periódica exige a assiduidade a pelo menos 70% das aulas da unidade curricular. 2. Avaliação por exame: Exame escrito a realizar no final do semestre.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


O estudo individual, tendo por base a bibliografia sugerida, será orientado e apoiado pelos seguintes Metodologias de Ensino (ME): ME1 - Sessões teórico-práticas destinadas i) à apresentação dos diferentes métodos estatísticos e ii) à apresentação e discussão de diversas aplicações; ME2 - Sessões laboratoriais que permitem i) aprender o software e ii) aplicar os diferentes métodos apoiado em software de estatística.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias de ensino (ME) estão em articulação com os objetivos de aprendizagem (OA) da UC da seguinte forma: ME1 - OA1 | OA2 | OA3 | OA4 |OA7 | OA8 ME2 - OA6 | OA7 | OA8.

Observações / Observations


A par da bibliografia (a seguir indicada) existem outros documentos pedagógicos necessários à interpretação das aplicações, bem como de apoio às sessões laboratoriais. Estes materiais são disponibilizados na plataforma de e-learning. Nela é igualmente disponibilizada outro tipo de informação importante para os alunos como seja: avisos da equipa docente, documentos destinados à avaliação dos alunos, artigos científicos, etc.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Passos, A. e Caetano, A. (2005). Exploring the effects of intragroup conflict and past performance feedback on team effectiveness, Journal of Managerial Psychology 20, 3/4, 231-244. Maroco, J. (2010). Análise Estatística com o PASW Statistics (ex-SPSS), Pero Pinheiro. MacKinnon, D. P., Fairchild, A. J. e Fritz, M. S. (2007). Mediation analysis. Annual Review of Psychology, 58, 593-614. Hayes, A. F. (2017). Introduction to Mediation, Moderation, and Conditional Process Analysis. A Regression-Based Approach. 2nd ed. Guilford Press. Frazier, P. A., Tix, A. P. e Barron, K. E. (2004). Testing moderator and mediator effects in counselling psychology research. Journal of Counselling Psychology, 51(1), 115-134.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Tabachnick, B., L. Fidell (2000) Computer-assisted research design and analysis, Boston: Ally and Bacon. Cohen, J., P. Cohen, S. West, L. Aiken (2003) Applied Multiple Regression/Correlation. Analysis for the Behavioral Sciences, Mahawh: Laurence Erlbaum, 3ª ed. Baron, R e Kenny D. (1986). The Moderator-Mediator Variable Distinction in Social Psychological research: Conceptual, Strategic and Statistical Considerations, Journal of Personality and Social Psychology, 51, 1173-1182.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16