Programa

Licenciatura em Gestão

Programa

1. Introdução 1.1.As organizações, os modelos e os processos organizacionais. 1.2.Os níveis de análise da dinâmica organizacional 1.3.Os papéis e a transição de papéis na vida organizacional. Os papéis, competências e comportamentos dos Gestores. 2.Métodos de investigação e de produção de conhecimento científico em gestão 2.1.Abordagens qualitativas e quantitativas 2.2.Principais métodos: Histórico; Estudo de caso; Descritivo; Correlacional; Experimental; Causal-comparativo. 2.3.Técnicas de recolha e tratamento de informação: Análise documental; Entrevistas; Questionários; Observação. 2.4.A interpretação e a comunicação dos resultados. 2.5.Como ler um artigo científico 2.6.Revisão de literatura e pesquisa bibliográfica: como, onde, para quê? 3.Os indivíduos nas Organizações 3.1.O ajustamento pessoa-organização. 3.2.Factores individuais no trabalho: personalidade, tipos de inteligência e motivação. 3.3.As emoções e o bem-estar subjectivo no trabalho 3.4.Opções comportamentais no trabalho 4.Gerir equipas nas organizações 4.1.Tipos de equipas nas organizações 4.2.Tipos de trabalho de equipa 4.3.Processos psicossociais no trabalho de equipa 4.4.Tomada de decisão em grupo e a gestão do acordo 4.5.A eficácia do trabalho de equipa: contexto, competências e desempenho. 5.Mudança e Desenvolvimento Organizacional 5.1.A mudança no ciclo de vida das organizações 5.2.Tipos de mudança e etapas do processo de mudança 5.3.Abordagens do Desenvolvimento Organizacional