Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
03698
Acrónimo :
ModRA
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
21.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
22.0h/sem
Trabalho Autónomo :
128.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Estatística e Análise de Dados

Departamento / Department


Departamento de Métodos de Pesquisa Social

Ano letivo / Execution Year


2024/2025

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não se aplica.

Objetivos Gerais / Objectives


Pretende-se com esta unidade curricular proporcionar aos alunos o desenvolvimento de competências na utilização de métodos de utilização generalizada que permitem a análise da relação entre variáveis com recurso a modelos de regressão (linear e logística). A apresentação dos métodos será sempre acompanhada de aplicações temáticas na área das Ciências Sociais, sustentadas pelo software de estatística IBM SPSS Statistics. Pretende-se que os estudantes aprendam: a) a analisar situações em que se estabelecem relações de dependência entre diferentes tipos de variáveis, no contexto da análise de dados multivariada; b) a usar uma ferramenta que lhe permite realizar as análises estatísticas necessárias à abordagem desses modelos; c) sumariar, apresentar e interpretar os resultados estatísticos obtidos.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


No final da UC, cada estudante deverá ter adquirido as competências necessárias para: OA1.Identificar o objetivo dos métodos aprendidos e selecionar o adequado a cada situação. OA2.Realizar e interpretar uma Regressão Linear. OA3.Realizar e interpretar uma Regressão Logística Binária. OA4.Realizar, no SPSS, uma análise de Regressão Linear e uma análise de Regressão Logística. OA5.Sumariar, apresentar e interpretar, os resultados obtidos tendo em vista a elaboração de um texto síntese de análise de dados.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1.Modelo de Regressão Linear 1.1.Definição e hipóteses do modelo 1.2.Estimação dos parâmetros; Coeficientes de correlação e de determinação múltiplos; Inferência 1.3.Coeficientes de correlação parciais e semi-parciais 1.4.Interpretação e apresentação dos resultados 1.5. Regressão Hierárquica ou por blocos. 1.6.Aplicações com o SPSS 2.Regressão categorial: Logística Binária 2.1.Regressão Logística versus Regressão Linear: comparação de modelos 2.2.Transformação Logit 2.3. Qualidade e precisaão do modelo 2.4. Teste ao Modelo: Teste do Qui-quadrado 2.5. Coeficientes do Modelo de Regressão Logística: odds e odds ratio 2.6. Teste aos parâmetros: Wald test 2.7. Outliers e casos influentes: Análise dos resíduos 2.8.Aplicações com o SPSS

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


Os conteúdos programáticos na sua totalidade estão alinhados com o OA1, que visa a identificação do objetivo dos dois métodos aprendidos e a seleção do adequado a cada situação. Os pontos 1.1 a 1.5 do programa estão diretamente relacionados com o OA2, que procura capacitar os estudantes para a realização e interpretação de uma regressão linear simples ou múltipla. Os pontos 2.1 a 2.7 do programa estão alinhados com o OA3, que tem como meta capacitar os estudantes para realizar e interpretar uma regressão linear logística. Os pontos 1.6 e 2.8 do programa, que estão associados às aplicações práticas utilizando o SPSS, correspondem ao OA4. Por fim, todos os pontos do programa contribuem para o OA5, que busca desenvolver a capacidade de sumarizar, apresentar e interpretar os resultados obtidos, visando a elaboração de relatórios de análise de dados ou artigos.

Avaliação / Assessment


Existem duas opções para a avaliação: 1.Durante o semestre: Teste escrito individual a realizar no final da UC (100%). O acesso à avaliação exige a assiduidade a pelo menos 70% das aulas da unidade curricular. 2.Avaliação por exame: Teste escrito individual a realizar no final do semestre.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


O processo de ensino-aprendizagem desenvolve-se através de aulas teórico-práticas, sessões laboratoriais (orientadas para o trabalho prático, com recurso ao SPSS) e orientação tutorial. Nas aulas teórico-práticas, a apresentação dos métodos é sempre acompanhada de aplicações temáticas que procuram dar resposta a uma questão de investigação. Nas aulas laboratoriais, é feita a aplicação prática dos conteúdos programáticos lecionados, com suporte do software de análise estatística IBM SPSS Statistics. Os alunos são incentivados à leitura de textos com aplicação dos métodos estatítisticos que fazem parte do programa. Esta leitura permite, por uma lado, o contacto com contextos de investigação adequados à utilização das ferramentas estatísticas espeíficas da UC, como também os ajuda a adquirir competências de escrita de textos síntese de resultados.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As diferentes metodologias de ensino permitirão alcançar os objetivos de aprendizagem (OA) definidos, como se demonstra em seguida: As aulas teórico-práticas destinam-se à apresentação dos conceitos estatísticos, à interpretação de diversos exemplos, assim como à apresentação, reporte e discussão de resultados e permitirão alcançar os OA1, OA2, OA3, e OA5. Nas aulas laboratoriais serão desenvolvidos os conhecimentos e as competências dos alunos relativamente à utilização do software SPSS, o que permitirá alcançar o OA4. O teste escrito permite avaliar os conhecimentos teóricos adquiridos relativos aos vários pontos do programa, bem como a capacidade de interpretar e reportar resultados estatísticos obtidos com recurso à aplicação de um software de análise estatística.

Observações / Observations


Não se aplica.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Field, A. (2024). Discovering statistics using IBM SPSS statistics (6th ed.). Sage Publications. Filho, D.F., Rocha, E., Paranhos, R., e Alexandre, J. (2015). Regressão logística em Ciência Política. Universidade Federal de Pernambuco. Maroco, J. (2021). Análise Estatística com o SPSS (8ª edição). Report Number.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Hair, J., Black, W.C., Babin, B.J., and Anderson, R.E. (2018). Multivariate Data Analysis (8th ed.). Cengage Learning. Hosmer Jr. D.W, Lemeshow, S., and Sturdivant, R.X. (2013). Applied Logistic Regression (3rd ed.). John Wiley & Sons Inc. Menard, S. (2002). Applied Logistic Regression Analysis (2nded.) SAGE publications. Menard, S. (2010). Logistic Regression: From Introductory to Advanced Concepts and Applications. SAGE publications. Pampel, F. C. (2021). Logistic Regression. A Primer. SAGE publications. Tabachnick, B., e Fidell, L. (2021). Using Multivariate Statistics (7th ed.), Pearson.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-07-20