Programa

Licenciatura em Marketing

Programa

0. A articulação entre o planeamento estratégico e o planeamento operacional. 1. Produto (bem, serviço ou ideia) ? Brand equity. ? O produto-mix de bens Vs serviços. ? Desenvolvimento de novos produtos. ? Gestão de gamas e linhas de produto. 2. Distribuição (Place) ? Tipos de intermediários. ? Funções de distribuição: Bens Vs Serviços. ? Canais de distribuição: importância, composição e características. ? Distribuição do Produtor. ? Distribuição do Retalhista. ? Merchandising. ? Relações com os intermediários. 3. Preço ? Factores determinantes: internos e externos. ? Estratégias de preço. ? Critérios de fixação. ? Reacção do mercado-alvo à variação do preço. 4. Comunicação (Promotion) ? Influência do processo de decisão de compra do consumidor na comunicação de marketing. ? O mix da comunicação: ? Publicidade ? Promoção de Vendas ? Relações Públicas ? Força de Vendas ? Marketing Directo ? Influência do marketing relacional no mix comunicacional ? Planos de promoção e de publicidade 5. Gerindo o esforço total de marketing