Métodos de Ensino e Avaliações
Ao longo do período lectivo, o aluno deverá adquirir e/ou desenvolver competências de análise e síntese, de pesquisa, de crítica, de comunicação escrita e oral, no âmbito desta UC e em conformidade com os objectivos definidos. Para a aquisição destas competências serão utilizadas as seguintes metodologias de ensino-aprendizagem (ME): 1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência 2. Participativas, com análise e resolução de exercícios práticos 3. Activas, com realização de trabalhos de grupo 4. Experimentais, em laboratório, com desenvolvimento e exploração de modelos em computador 5. Auto-estudo, relacionado com o trabalho autónomo do aluno, tal como consta no Planeamento das Aulas. | A avaliação na UC, tal como decorre do Regulamento, processa-se em duas épocas: Normal (ou 1.ª Época) e de Recurso (ou 2.ª Época). Na Época Normal, os alunos que optem pela avaliação contínua, terão de ter uma assiduidade mínima de 80% e serão avaliados do seguinte modo: a) Um trabalho de grupo (máximo de 3 elementos), com ponderação de 50%, com data limite de entrega no dia do teste e com discussão oral, caso o docente considere necessário. b) Um exame final que abarca toda a matéria com ponderação de 50% na nota final e cuja nota mínima terá de ser igual ou superior a 8 valores; Obterão aprovação na UC, os alunos que obtiverem uma nota final maior ou igual a 10 valores. Ao exame de 2.ª época podem aceder os alunos nas seguintes condições: • Podem inscrever-se os alunos que não obtiveram aprovação na 1ª Época; • Podem inscrever-se sem limitações nas unidades curriculares que funcionaram no período lectivo anterior; • Podem inscrever-se a um máximo de 3 unidades curriculares que funcionaram no período lectivo anterior, para efeitos de melhoria de nota. Nas provas de avaliação escrita os alunos podem utilizar um formulário, as tabelas estatísticas e uma calculadora.