Programa

Mestrado em Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação

Programa

1. Introdução 1.1 As necessidades e a importância da previsão na empresa. 1.2 Os vários métodos de previsão. 1.3 A escolha do método de previsão, condicionantes e critérios. 2. Modelos causais 2.1 Modelo clássico de regressão linear. 2.2 Extensões do modelo clássico. Violação das hipóteses básicas - heteroscedasticidade, autocorrelação e multicolinearidade. 2.3 Outros tópicos - variáveis ?dummy?, modelos não lineares, modelos com variável dependente discreta, critérios de informação de Akaike (AIC) e de Schwarz (SBC), teste do rácio de verosimilhança, teste de Wald e teste do Multiplicador de Lagrange. 3. Modelos de sucessões cronológicas 3.1 Métodos de decomposição. 3.2 Métodos de alisamento. 3.3 Modelos autoregressivos e de médias móveis. A técnica de Box-Jenkins.