Métodos de Ensino e Avaliações

Actividades de ensino-aprendizagem desenrolam-se entre aulas teórico-práticas. Serão apresentados os objectivos gerais da cadeira em função da necessidade de procurar articulações teóricas e práticas que caracterizam a disciplina, em função da perspectiva de realização do trabalho de grupo. | Data de entrega: 16 de Janeiro de 2012 A avaliação da cadeira baseia-se na realização de um trabalho de grupo (máximo de 3 alunos) cujo conteúdo se desenha do seguinte modo: a) Objectivos e objecto da investigação: quadro teórico (conceitos e hipóteses fundamentais) com referência a textos teóricos, investigações empíricas na área das ciências sociais, dados estatísticos nacionais e internacionais e outros documentos pertinentes sobre a questão tratada – entre 3 e 5 páginas (8.500-14.000 caracteres) b) Modelo de análise (1-2 páginas) e operacionalização dos conceitos (quadro com identificação para cada conceito, das dimensões, dos indicadores) c) Métodos e técnicas a utilizar e sua relação com objectivos e objecto da investigação, com referência a pelo menos dois textos metodológicos sobre a(s) técnica(s) utilizada(s) – entre 1 e 2 páginas (2.700-5.500 caracteres) d) Identificação e justificação do campo de observação, de acordo com o definido na alínea c): i. Delimitação da população e justificação relativamente a objecto e objectivos da investigação ii. Definição do método de amostragem e explicitação de todos os procedimentos de selecção dos indivíduos a incluir na amostra (no caso de questionário); escolha das unidades de análise (observação e entrevistas); constituição do corpus (análise de conteúdo) – entre 1 e 2 páginas (2.700-5.500 caracteres) e) Apresentação dos resultados (entre 4 e 6 páginas -11.000-16.000 caracteres): i. Questionário - descrição sociográfica da amostra e análise das principais hipóteses através da análise estatística ii. Entrevistas – construção e aplicação de grelha analítica iii. Observação – tratamento de todas as técnicas manuseadas (observação directa; análise documental; entrevistas; observação directa; etc. iv. Análise de conteúdo – análise categorial e processo de inferência f) Conclusão: reflexão sobre a viabilidade do projecto imaginado e sobre a validade da informação recolhida – entre 2 e 3 páginas (5.500-8.500 caracteres) g) Bibliografia Em anexo: I – Questionário: formulário e base de dados em SPSS em suporte informático (CD, pen…) II – Entrevistas gravadas (CD, pen.…) e transcritas integralmente. Guião da entrevista III – Documentos anotados segundo o sistema de categorias construído, no caso de análise de conteúdo IV – Documentos escritos e não-escritos que foram analisados no corpo do trabalho