Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
04424
Acrónimo :
MPS
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Inglês (en), Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
66.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
67.0h/sem
Trabalho Autónomo :
83.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Serviço Social

Departamento / Department


Departamento de Ciência Política e Políticas Públicas

Ano letivo / Execution Year


2021/2022

Pré-requisitos / Pre-Requisites


N.a.

Objetivos Gerais / Objectives


Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


Obterá conhecimentos sobre os principais elementos do processo de investigação social e os princípios da metodologia de investigação qualitativa e quantitativa Serão capazes de analisar criticamente as modernas teorias de investigação social, combinando os seus campos e métodos de investigação. Será capaz de utilizar metodologia de investigação para avaliação da prática profissional com crianças e jovens. Será capaz de apresentar resultados de investigação ao público profissional, para discutir questões de metodologia de investigação.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1. introdução à investigação científica. Filosófico, questões epistemológicas e éticas na investigação social. 2. Abordagens de investigação: qualitativa, quantitativa e investigação mista. Especificidade da investigação nacional e internacional no campo do serviço social. 3. Investigação qualitativa: preparação para a investigação, amostragem, técnicas de recolha de dados, análise e interpretação de dados. 4. Métodos qualitativos: estudo de casos, etnografia, teoria fundamentada, fenomenologia. Escolha da abordagem metodológica para a investigação na área da infância e juventude. 5. Investigação quantitativa: formulação do problema de investigação, revisão de literatura, desenvolvimento de hipótese de investigação, preparação da concepção da investigação, determinação da concepção da amostra, recolha dos dados. Análise dos dados, teste das hipóteses e interpretação. 6. Desenhos de investigação quantitativa: da experiência à descrição. 7. Relatar os resultados.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


OA1: CP2; CP3;CP4; CP5; CP6 OA2:CP1 OA3:CP1; CP2;CP3; CP4; CP5; CP6; CP7 OA4: CP1; CP2;CP3; CP4; CP5; CP6; CP7

Avaliação / Assessment


Palestras, Seminários, consultas individuais e em grupo. | Estudo de caso: 30 % Participação activa em seminários: 20 % Exame: 50 %

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Palestras, Seminários, consultas individuais e em grupo.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Os métodos de ensino, sem descurar a aprendizagem com base na teoria, nos conceitos, vão privilegiar os exercícios com base na articulação teoria-prática, com a abordagem a situações concretas, desenvolvendo o pensamento analítico e crítico aplicado à resolução de problemas

Observações / Observations


--

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Tracy, S. J. (2019). Qualitative research methods: Collecting evidence, crafting analysis, communicating impact. 2nd ed. Wiley-Blackwell. Patton, M. Q. (2014). Qualitative research & evaluation methods: Integrating theory and practice. SAGE publications. Teddlie, C. & Tashakkori A. (2008). Foundations of Mixed Methods Research. Integrating Quantitative and Qualitative Approaches in the Social and Behavioral Sciences. SAGE publications. Neuendorf, K. A. (2017). The Content analysis guidebook. SAGE publications. Hayashi, P., Abib, G., & Hoppen, N. (2019). Validity in Qualitative Research: A Processual Approach. The Qualitative Report SAGE publishing Creswell, J.W., Creswell, J. D. (2021) Research Design: Qualitative, Quantitative, and Mixed Methods Approaches. Creswell, J. W., & Guetterman, T. C. (2019). Educational Research: Planning, Conducting, and Evaluating Quantitative and Qualitative Research. Pearson. Bryman, A. (2015). Social Research Methods, Oxford, OUP.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


--

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16