Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
04014
Acrónimo :
MQAG
Ciclo :
3.º ciclo
Línguas de Ensino :
Inglês (en)
Língua(s) amigável(eis) :
Inglês

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
18.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
19.0h/sem
Trabalho Autónomo :
131.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Métodos Quantitativos

Departamento / Department


Departamento de Métodos Quantitativos para Gestão e Economia

Ano letivo / Execution Year


2024/2025

Pré-requisitos / Pre-Requisites


NA

Objetivos Gerais / Objectives


O principal objetivo desta Unidade Curricular é permitir aos alunos identificar e utilizar o framework dos Modelos com Equações Estruturais, a situações reais na área da Gestão.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


Decorrida a unidade curricular, o aluno deverá ser capaz de: OA1. Conhecer e definir os conceitos base subjacentes a modelos com equações estruturais; OA2. Analisar e interpretar literatura publicada sobre modelos com equações estruturais; bem como de avaliar, e explicar os seus conteúdos; OA3. Distinguir a abordagem confirmatória da análise fatorial face à análise exploratória clássica; OA4. Conhecer e saber construir modelos de análise fatorial confirmatória e modelos estruturais; OA5. Ser capaz de utilizar o software estatístico R (package lavaan) para implementar e estimar modelos com equações estruturais; OA6. Elaborar e escrever um relatório individual, em formato de artigo científico, utilizando modelos com equações estruturais.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


Serão cobertos os seguintes Conteúdos Programáticos (CP): CP1. Introdução aos Modelos com equações estruturais: principais referências bibliográficas e software estatístico disponível. Exemplos vários de modelos com equações estruturais aplicados à Gestão. CP2. Principais Conceitos e Notação. CP3. Da Análise Fatorial Clássica à Análise Fatorial Confirmatória. Equações, Pressupostos do Modelo, Identificação, Estimação e Interpretação do Modelo de Medida / Análise Fatorial Confirmatória. CP4. Do Modelo de Regressão Linear à Path Analysis e ao Modelo Estrutural com Variáveis Latentes. Equações, Pressupostos do Modelo, Identificação, Estimação, Qualidade do Ajustamento e Interpretação das estimativas e do modelo estimado. CP5. Efeitos mediadores e efeitos moderadores em modelos com equações estruturais. CP6. Modelos com Trajetória Latente. CP7. Aplicações com recurso ao software estatístico R.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


A demostração de coerência deriva da articulação do Programa (P) com os objetivos de aprendizagem (OA), como a seguir definido: OA1 - CP2 OA2 - CP1e CP2 OA3 - CP3 OA4 - CP3, CP4 e CP5 OA5 - CP7 OA6 - Todos

Avaliação / Assessment


Avaliação ao longo do semestre: A avaliação será feita através de um relatório individual (com um máximo de 12 páginas) de análise crítica de um artigo científico, publicado na literatura, e escolhido pelo aluno com a anuência da docente. Caso o docente considere necessário, o referido relatório será sujeito a discussão oral. A assiduidade mínima é de 2/3 das aulas.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


O aluno deverá adquirir e/ou desenvolver competências de análise e síntese, de pesquisa, de crítica, de comunicação escrita e oral conforme os objetivos definidos. Serão utilizadas as seguintes metodologias de ensino-aprendizagem (MEA): MEA1. Expositivas (quadros teóricos de referência); MEA2. Participativas (análise e resolução de exercícios práticos); MEA3. Ativas (trabalhos individuais e de grupo); MEA4. Experimentais (desenvolvimento e exploração de modelos em computador) MEA5. Auto-estudo.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


A demostração de coerência deriva da articulação das Metodologias de Ensino e Aprendizagem (MEA) com os objetivos de aprendizagem (OA), como a seguir definido: MEA1 - OA1 MEA2 - OA2, OA3 e OA4 MEA3 - OA2, OA3 e OA4 MEA4 - OA5 MEA5 - OA6

Observações / Observations


Os estudantes abrangidos pelo Regulamento Interno para Estudantes com Estatutos Especiais devem contactar o docente na primeira aula.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


- Bollen, K.A. (1989), Structural Equations with Latent Variables, John Wiley & Sons. - Gana, K. and Broc, G. (2019), Structural Equation Modeling with lavaan, John Wiley & Sons. - Schumacker, R.E. and Lomax, R.G. (2016), A Beginners Guide to Structural Equation Modeling, 4ª ed., Taylor & Francis. - Whittaker, T.A. and Schumacker, R.E. (2022), A Beginners Guide to Structural Equation Modeling, 5ª ed., Taylor & Francis. - Students will also receive coursenotes, prepared by the teacher.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


- Beaujean, A.A. (2014), Latent Variable Modeling using R: a Step by Step Guide, Taylor & Francis. - Chapman, C. e Feit, E.M. (2019), R for Marketing Research and Analytics, 2ª ed., Springer. - Finch, W.H. e French, B.F. (2015), Latent Variable Modeling with R, Taylor & Francis. - Mair, P. (2018), Modern Psychometrics with R, Springer. - Thakkar, J.J. (2020), Structural Equation Modelling: Applications for Research and Practice with AMOS and R, Springer.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-08-02