Métodos de Ensino e Avaliações
Efectuar-se-á uma tentativa de equilíbrio entre aulas teóricas e seminários de discussão de dois tipos de textos: teóricos e monográficos (alguns, no entanto, obviamente tendo ambas estas características simultaneamente). Serão idealmente lidos pela turma previamente aos debates, sendo recomendado construir os ensaios em torno deles. Além do uso de diversos mapas delineando ora países e regiões, ora dimensões geográficas ou povos específicos da zona do Sudeste Asiático, as aulas e seminários serão apoiados ? particularmente no caso de Malaca ? por imagens fotográficas e um videograma derivados directamente de pesquisa etnográfica do docente. Serão distribuídas bibliografias específicas, tanto de textos antropológicos úteis de cunho introdutório como de enciclopédias/dicionários de antropologia/ciências sociais igualmente úteis. Poderão ser aproveitadas nesta unidade curricular alguns dos textos referidos na disciplina de 'Mapas Etnográficos I: Ásia', do 1º desta licenciatura. A bibliografia será disponibilizada sempre em dois formatos: fotocópias e PDFs. Os discentes deverão utilizar as três bibliotecas próximas especializadas em antropologia: as do ISCTE/IUL (biblioteca geral), do CEAS/CRIA e do ICS. | Esta disciplina presume alguma familiaridade com estudos etnográficos elaborados noutras regiões, apelando assim para uma sensibilidade comparativa, e permitindo alguma minúcia na análise de monografias específicas. Após um primeiro trabalho, de autoria individual, comparando dois textos focados num mesmo caso etnográfico (approx. 4-5 pp.), um ensaio final, igualmente de autoria individual (aprox. 7-8 pp.), terá uma estrutura semelhante, concentrando atenção noutro caso etnográfico. Será oportunamente distribuído um Guião indicando com pormenor a estrutura recomendada dos ensaios Participação nas aulas: 10% Discussão, debate e compreensão de leituras: 10% Primeiro ensaio: 30% Ensaio final: 50%