Métodos de Ensino e Avaliações

No processo de ensino-aprendizagem desta unidade curricular assume particular relevância o trabalho pessoal de cada estudante, incluindo: a participação nas aulas, a leitura criteriosa das bibliografias de trabalho e a pesquisa bibliográfica própria de materiais ilustrativos e de informação teórica e empírica sobre as questões abordadas. Em concreto, consta (a) do trabalho de estudo individual dos estudantes visando o contacto directo com a bibliografia; (b) a pesquisa pessoal e a elaboração dos 2 ensaios para avaliação; (c) de aulas de ensino teórico e teórico-prático com exposição oral e visual de materiais acompanhada discussão colectiva; (d) e de orientação tutorial em apoio do trabalho independente de cada aluno, em particular, da pesquisa pessoal e da elaboração e discussão dos 2 Ensaios. Prevê-se ainda trabalho seminarial (incluído nas horas de contacto) dedicado a debate sobre os temas dos 2 ensaios e a análise crítica de estudos de caso. | A avaliação periódica consta da elaboração individual e apresentação oral e escrita de 2 Ensaios (30% + 50%), com cerca de 16.000 e 24.000 caracteres (max.) cada. O primeiro constará da análise crítica de um texto da bibliografia (artigo de revista ou capítulo de livro); o segundo versará uma abordagem preliminar de um estudo de caso (movimento social ou outra forma de acção colectiva) tendo por base o trabalho em grupo (2 a 3 membros) mas com elaboração e apresentação individual de uma dimensão particular do processo estudado. A avaliação valorizará ainda a participação nas aulas, quer do ponto de vista presencial (10%), quer do envolvimento nos debates (10%) que aí têm lugar. Em alternativa ou em caso de insucesso na avaliação periódica, podem os estudantes recorrer a exame final para obter aprovação na unidade curricular.