Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
04630
Acrónimo :
MSPPGS
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
24.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
25.0h/sem
Trabalho Autónomo :
125.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Ciências Sociais

Departamento / Department


ISCTE

Ano letivo / Execution Year


2023/2024

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não existem nenhuns requisitos específicos para a frequência desta UC.

Objetivos Gerais / Objectives


O principal objetivo da Unidade Curricular “Movimentos sociais, política e poéticas de género e sexualidade” é fornecer as ferramentas para analisar criticamente a relação entre género, sexualidade, movimentos sociais e política. Através de aulas teórico-práticas, pretende-se que as pessoas discentes se familiarizem com a forma como os movimentos sociais e a política afetam o género e a sexualidade, bem como o género e a sexualidade afetam as estruturas e os processos dos movimentos sociais e a política. Ao fazê-lo, o curso analisará estudos de caso de vários contextos internacionais.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


OA1.Conheçam e compreendam os processos pelos quais os movimentos sociais e a política têm como alvo as normas e as práticas de género e sexualidade, bem como as múltiplas formas como a mobilização e a política são moldadas pelo género e pela sexualidade, bem como pela raça, etnia e status socioeconómico. OA2. Conheçam e discutam criticamente alguns estudos de caso relacionados com os temas do curso. OA3. Compreender as articulações intersecionais dos estudos de género com outras áreas do conhecimento. OA4.Adquiram as competências necessárias para ler textos complexos que discutem género, sexualidade, movimentos sociais e política e para comunicar e argumentar com precisão por escrito e oralmente.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


CP1.1 Localizar género e sexualidade nas práticas e políticas dos movimentos sociais CP1.2 Mulheres, feminismos e movimentos pela justiça de género. CP2.1 Ativismos grassroots no contexto global: organizações de profissionais do sexo CP2.2 Tráfico, contra-tráfico e feminismos contêmporaneos CP2.3 Abordagens feministas transnacionais: género e politica no Médio Oriente e Norte de África CP2.4 Género, sexualidade e violença na Palestina/Israel CP3.1 Corpos em aliança e interseccionalidades - levantes feministas e coletivos queer CP3.2 Contra-homonormatividades CP3.3 Femonacionalismo and homonacionalismo CP3.4 Repensar os movimentos pelo comum no capitaloceno.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


A primeira parte do curso (CP1) localiza historicamente o género e a sexualidade na prática dos movimentos sociais e na política. Na segunda parte do curso (CP 2), são aprofundados alguns estudos de caso. No CP3, são apresentadas a questão das políticas de articulação interseccionais e práticas de coligação. OA1: CP1.1, CP1.2; OA2: CP2.1, CP2.2, CP2.3, CP2.4; OA3: CP3.1, CP3.2, CP3.3., CP3.4; OA4: CP1.1, CP1.2; CP2.1, CP2.2, CP2.3, CP2.4; CP3.1, CP3.2, CP3.3, CP3.4.

Avaliação / Assessment


A avaliação é contínua e é ponderada da seguinte forma: 1) Apresentação oral de textos selecionados: 30% Um grupo de estudantes apresentam oralmente um texto selecionado a partir da lista de referências. 2) Trabalho Final: 60% Ensaio escrito individual sobre um dos temas do programa da disciplina com no máximo 20,000 caracteres incluindo espaços. 3) Participação ativa nas aulas: 10% Participação ativa nos debates e nas discussões e presença nas aulas. É exigida nota mínima de 9,5 valores em todos os momentos de avaliação. Estudantes devem estar presentes pelo menos em 70% das aulas, tendo em conta o regime de avaliação contínua. Em caso de insucesso ou do não cumprimento dos requisitos referidos, os discentes podem recorrer ao exame final. A avaliação por exame corresponderá à entrega de um trabalho individual (100%). O enunciado do trabalho será disponibilizado no Moodle 1 semana antes da data de entrega. Para aprovação em exame final, a nota mínima é de 9,5 valores. Os critérios de avaliação dos momentos de avaliação contínua e do exame serão qualidade da apresentação dos argumentos e das propostas conceptuais e metodológicas, reflexividade crítica e qualidade da forma.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Os objetivos da unidade curricular serão atingidos com recurso a aulas teórico-práticas, orientação tutorial e trabalho pessoal dos/as estudantes, individual e em grupo. Nas aulas as docentes expõem a matéria, mobilizam curtas-metragens e vídeos que relacionem género e sexualidade com movimentos sociais e liguem teoria e prática, interpelam estudantes e tiram dúvidas. As orientações tutoriais destinam-se a apoiar as pessoas discentes em relação aos trabalhos.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


A assiduidade e a participação nas aulas, a leitura dos textos da bibliografia do curso, a realização dos trabalhos durante o período letivo, bem como a realização de um trabalho final, permitem aprender os conteúdos programáticos, quer de um ponto de vista mais conceptual, quer através da familiarização com casos de estudo concretos. Todos os objetivos de aprendizagem são aferidos pelas mesmas metodologias.

Observações / Observations


A UC contará com a participação de João Oliveira (Psicologia) e Giulia Daniele (Estudos internacionais).

Bibliografia Principal / Main Bibliography


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Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


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Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16