Métodos de Ensino e Avaliações

Actividades de ensino-aprendizagem desenrolam-se entre aulas teórico-práticas e exercícios realizados pelos alunos. Serão apresentados os objectivos gerais da cadeira em função da necessidade de procurar articulações teóricas e práticas que caracterizam a disciplina, em função da perspectiva de realização do trabalho de grupo. Os alunos serão conduzidos a explorar sites de internet onde podem encontrar dados utilizáveis para os fins da U.C., nomeadamente dos Censos do INE e do European Social Survey. Com base em propostas dos docentes, os alunos realizarão ao longo do semestre um trabalho de grupo centrado na aplicação de um inquérito por questionário e análise dos dados. As aulas práticas basear-se-ão em exercícios pontuais que consolidam a aprendizagem da matéria apresentada. Os alunos serão estimulados a organizarem-se em grupos de discussão e leitura, seja para cumprirem os objectivos de avaliação, seja para participarem nas aulas. | Avaliação periódica: 1. A avaliação periódica tem duas componentes: uma componente individual (participação nas aulas e trabalho escrito) e uma componente de grupo (trabalho escrito). 2. Os conteúdos dos trabalhos a realizar serão anunciados pelos docentes no início do semestre 3. Os alunos que se inscrevem na avaliação periódica podem, em caso de reprovação, apresentar-se a exame em 2ª época. 4. Os alunos inscritos na avaliação periódica que desistam desta avaliação, podem apresentar-se a exame na 1ª e/ou na 2ª época se e só se, a desistência for comunicada ao docente até ao dia 6 de Maio de 2012 e, apresentar respectiva ficha pedagógica corrigida 5. A nota da avaliação periódica é igual a: 50% da nota do trabalho individual + 50% da nota do trabalho de grupo. A nota final poderá ser ajustada (de mais 1 ou menos 1 valor), segundo a apreciação que o docente faça do trabalho do aluno ao longo do semestre, nomeadamente da participação nas aulas.