Métodos de Ensino e Avaliações
Actividades de ensino-aprendizagem desenrolam-se entre aulas teórico-práticas e exercícios realizados pelos alunos. Serão apresentados os objectivos gerais da cadeira em função da necessidade de procurar articulações teóricas e práticas que caracterizam a disciplina, em função da perspectiva de realização do trabalho de grupo. Os alunos serão conduzidos a explorar sites de internet onde podem encontrar dados utilizáveis para os fins da U.C., nomeadamente dos Censos do INE e do European Social Survey. Com base em propostas dos docentes, os alunos realizarão ao longo do semestre um trabalho de grupo centrado na aplicação de um inquérito por questionário e análise dos dados. As aulas práticas basear-se-ão em exercícios pontuais que consolidam a aprendizagem da matéria apresentada. Os alunos serão estimulados a organizarem-se em grupos de discussão e leitura, seja para cumprirem os objectivos de avaliação, seja para participarem nas aulas. | Avaliação periódica: a. A avaliação periódica tem duas componentes: uma componente individual (participação nas aulas e trabalho escrito) e uma componente de grupo (trabalho escrito). b. Em caso de aprovação, a nota da avaliação periódica será a nota final da disciplina. Em caso de reprovação na avaliação periódica os alunos poderão inscrever-se no exame final. c. A nota da avaliação periódica é igual a : 40% da nota do trabalho individual + 60% da nota do trabalho de grupo. A nota final poderá ser ajustada (de + ou ? 1 valor), segundo a apreciação que o docente faça do trabalho do aluno ao longo do semestre, nomeadamente da participação nas aulas.