Métodos de Ensino e Avaliações

As aulas dividem-se entre teórico-práticas e práticas. As primeiras, dado o carácter instrumental da cadeira, serão sustentadas por exemplos práticos (processos de investigações incidindo em cada uma das fases de acordo com a matéria teórica) e as segundas concretizam-se através da realização de exercícios (e.g. leitura critica de estatísticas oficiais; crítica de questionários já realizados noutros contextos, operacionalização de conceitos e concepção de questionários; leitura de dados; etc). Os exercícios são acompanhados pelo docente. Haverá sempre um feed-back dos resultados apresentados pelos alunos. | A avaliação periódica consiste em dois momentos de avaliação: 1.Um teste individual sobre os pontos 1.1, 1.2, 1.3 e 2,1 e 2.2 do programa 2.Um trabalho de grupo que consistirá na construção de instrumentos de recolha de dados e na produção de dados estatísticos. Os alunos que obtenham nota igual ou inferior a 8 valores no teste individual não poderão prosseguir no sistema de avaliação periódica. Deverão, se assim optarem, inscrever-se para exame final. A nota final dos alunos que cumprirem os dois momentos de avaliação periódica é igual à média simples das notas do teste e do trabalho de grupo. Ficarão aprovados os que tiverem uma média igual ou superior a 9,5 valores. Os que obtiverem média inferior a 9,5 valores deverão, se assim optarem, inscrever-se para exame final.