Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
04428
Acrónimo :
MTICJ
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Inglês (en), Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
50.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
51.0h/sem
Trabalho Autónomo :
99.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Serviço Social

Departamento / Department


Departamento de Ciência Política e Políticas Públicas

Ano letivo / Execution Year


2021/2022

Pré-requisitos / Pre-Requisites


N.a.

Objetivos Gerais / Objectives


Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


Será capaz de compreender o papel da cultura na gestão e mediação de conflitos. Será capaz de integrar novos conhecimentos de métodos de serviço social interactivos, de utilizar competências de entrevista e aconselhamento, gestão e avaliação na sua própria prática profissional. Será capaz de comunicar, colaborar, procurar informação e planear estratégias de intervenção aplicadas às crianças e aos jovens, para melhorar a sua competência profissional. Será capaz de analisar as condições prévias para o sucesso dos métodos de serviço social interactivo e motivação, para desenvolver novas competências no serviço social com crianças e jovens. Será capaz de avaliar criticamente os métodos de serviço social interactivo aplicáveis às crianças e aos jovens, as suas vantagens e limitações, a sua adequação. Será capaz de descrever e analisar o contributo dos métodos de serviço social interactivo para o desenvolvimento das competências sociais dos jovens.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


Conceito e Teorias do serviço social Interactivo. Introdução ao serviço social Interactivo - Abordagem Participativa no serviço social com crianças e jovens. Modelação e formação em competências sociais. Perspectiva teórica da formação de aptidões sociais. Métodos e técnicas de serviço social interactivo em contexto transcultural. Estudo de histórias de vida e histórias de vida da Juventude. Formas de comunicação não-verbais. Métodos de arteterapia no contexto do serviço social Métodos de serviço social interactivo em grupo: O papel dos métodos de serviço social interactivo aplicados a crianças e jovens no contexto intercultural. Inovação de métodos de serviço social interactivo para crianças e jovens em crise. Competência profissional e responsabilidade. Avaliação e reflexão de métodos de serviço social / estratégias de intervenção de serviço social aplicadas a crianças e jovens.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


OA1:CP4 OA2:CP1; CP2 OA3:CP5; CP6;CP7; CP8 OA4: CP1 OA5: CP9;CP10 OA6:CP3; CP10

Avaliação / Assessment


Discussões, estudos de casos, aprendizagem colaborativa, métodos de auto-estudo; Métodos de formação do conhecimento; Métodos de formação do conhecimento; Aprendizagem reflexiva. | Desempenho das tarefas na formação prática: 30% Conclusão de tarefas individuais: 30% Exame: 40%

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Discussões, estudos de casos, aprendizagem colaborativa, métodos de auto-estudo; Métodos de formação do conhecimento; Métodos de formação do conhecimento; Aprendizagem reflexiva.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Os métodos de ensino, sem descurar a aprendizagem com base na teoria, nos conceitos, vão privilegiar os exercícios com base na articulação teoria-prática, com a abordagem a situações concretas, desenvolvendo o pensamento analítico e crítico aplicado à resolução de problemas

Observações / Observations


--

Bibliografia Principal / Main Bibliography


National systems of innovation: toward a theory of innovation and interactive learning /edited by Bengt-Åke Lundvall.London ; New York (N.Y.) ; Delhi : Anthem press, 2010. Affective learning together: social and emotional dimensions of collaborative learning /edited by Michael Baker, Jerry Andriessen and Sanna Järvelä (2013). London; New York (N.Y.) : Routledge : Taylor & Francis Group. Robinson Lena 2007Cross-cultural child development for social workers: an introduction. Houndmills: Palgrave Macmillan. Art, creativity and imagination in social work practice. (2009) London; New York (N.Y.): Routledge: Taylor & Francis Group. Tsiolis Giorgos (2012): Biographical constructions and transformations: using biographical methods for studying transcultural identities, in: Papers. Revista de Sociologia, Vol. 97, Nr. 1, S.113-127 Knasel E., Meed J., Rossetti A. (2000) Learn for your life. - Prentice Hall.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


--

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16