Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
04087
Acrónimo :
OA
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
4.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
20.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
4.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
25.0h/sem
Trabalho Autónomo :
75.0
Horas de Trabalho Total :
100.0h/sem

Área científica / Scientific area


Gestão Geral

Departamento / Department


Ano letivo / Execution Year


2021/2022

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Nenhum

Objetivos Gerais / Objectives


Os estudantes deverão ser capazes de: 1. Saber como desenvolver mecanismos, técnicas, ferramentas para criar sentido comum nas equipas 2. Saber como obter o melhor de cada um num contributo coletivo 3. Saber redefinir limites, processos, reengenharia organizacional para acelerar entregas 4. Saber usar tecnologia para potenciar partilha e produtividade

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


1. Saber estabelecer uma visão comum e sentido comum nas organizações 2. Saber como potenciar equipas e cultura 3. Saber como acelerar a capacidade de entrega e de aprendizagem 4. Saber como aumentar produtividade e engagement

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1. Paradigma antigo: organizações como máquinas 2. Novo paradigma: organizações como organismos vivos mutantes 3. Sentido estratégico embebido em toda a organização 4. Networking para potenciar as equipas 5. Rápida tomada de decisão e ciclos de aprendizagem 6. Equipas dinâmicas potenciam cultura 7. Produtividade baseada em tecnologia

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


A tabela seguinte estabelece a correspondência entre os Objetivos de Aprendizagem (OA) e os Conteúdos Programáticos (CP): OA1 - CP 1 OA2 - CP 2 OA3 - CP 3, 4, 5 e 6 OA4 - CP 5, 6 e 7

Avaliação / Assessment


Avaliação contínua exige a presença mínima em 80% das aulas e inclui a realização de: - Um trabalho de grupo com a ponderação de 80%; - Participação em sala de aula de 20% Alternativamente o exame final, à semelhança da 2ª época, representará 100% da nota final obtida, desconsiderando a componente de avaliação contínua.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


No decurso da UC recorrer-se-á a: 1. Metodologias expositivas para apresentação das matérias, seguida de esclarecimento de dúvidas 2. Metodologias participativas com análise e resolução de exercícios de aplicação 3. Metodologias participativas com análise e discussão de casos de estudo, e textos de apoio e leitura 4. Metodologias ativas e colaborativas com realização de trabalhos de grupo 5. Auto-estudo.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As Metodologias de Ensino (ME) adotadas, no seu conjunto, permitem aos alunos adquirir conhecimentos e competências constantes dos Objetivos de Aprendizagem (OA). Mais detalhadamente: ME 1 - OA 1, 2, 3, 4 ME 2 - OA 1, 2, 3, 4 ME 3 - OA 1, 2, 3, 4 ME 4 - OA 1, 2, 3, 4 ME 5 - OA 1, 2, 3, 4

Observações / Observations


Os estudantes abrangidos pelo "Regulamento Interno para Estudantes com Estatutos Especiais" deverão contactar o docente da UC, ou o Coordenador da mesma, na 1ª semana de aulas de cada semestre, com vista ao enquadramento dos processos de aprendizagem e avaliação na UC.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Tilman, L. (2019). Agility: How to Navigate the Unknown and Seize Opportunity in a World of Disruption. Missionday Laloux, F. (2014). Reinventing Organizations: A Guide to Creating Organizations Inspired by the Next Stage in Human Consciousness. Nelson Parker Holbeche, L. (2015). The Agile Organization: How to Build an Innovative, Sustainable and Resilient Business. Kogan Page Berstrand, J. (2017). The Velocity Advantage. Brand Velocity Inc. 1st Edition

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Rima Zitkiene & Mindaugas Deksnys, (2018). "Organizational Agility Conceptual Model," Montenegrin Journal of Economics, Economic Laboratory for Transition Research (ELIT), vol. 14(2), pages 115-129. BANINAM, Jabar; AMIRNEJAD, Qanbar. (2017). The Effects of Organizational Agility on the Organizational Performance: Mediating Role of Knowledge Management. International Journal of Economic Perspectives . 2017, Vol. 11 Issue 1, p1227-1240 Appelbaum, Steven & Calla, Rafael & Desautels, Dany & Hasan, Lisa. (2017). The challenges of organizational agility (part 1). Industrial and Commercial Training. 49. 6-14. 10.1108/ICT-05-2016-0027. Allen, J. Zook, C. (2012). Repeatability Build Enduring Businesses for a World of Constant Change. Harvard Business Review

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16