Métodos de Ensino e Avaliações
Para concretizar os objectivos referidos desta unidade curricular desenvolvem-se processos de ensino-aprendizagem com recurso a aulas teóricas, aulas teórico-práticas, orientação tutorial e trabalho pessoal dos estudantes, individual e em grupo. Nas aulas teóricas o docente expõe a matéria, interpela os estudantes e tira dúvidas. As aulas teórico-práticas consistem na exposição pelos alunos de textos anteriormente indicados pelo docente. Estas aulas servem essencialmente quatro objectivos pedagógicos: 1. treinar as competências analíticas dos estudantes; 2. treinar competências de organização e exposição oral; 3. testar se foi feita uma correcta apreensão dos textos, dos pontos de vista do autor ou autores e das problemáticas científicas e sociológicas tratadas; 4. incentivar o trabalho de grupo; Nas orientações tutoriais, os alunos que irão fazer a exposição de textos em aula prática apresentam ao docente um esquema da apresentação e a bibliografia consultada. | A avaliação periódica implica por parte dos estudantes as seguintes modalidades de trabalho pessoal: ? a participação nas aulas; ? a leitura cuidadosa da bibliografia de trabalho; ? a apresentação e debate de textos numa aula teórico-prática (em grupo); ? a realização de um trabalho escrito final (individual). A avaliação feita pelo docente é ponderada da seguinte forma: ? Assiduidade e a participação nas aulas: 10% ? Exposição do trabalho na aula: 30% ? Trabalho individual final: 60% Em caso de insucesso ou de não cumprimento dos requisitos de trabalho pessoal referidos os alunos podem recorrer ao exame final.