Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
04437
Acrónimo :
OPCJ
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Inglês (en), Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
50.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
51.0h/sem
Trabalho Autónomo :
99.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Psicologia

Departamento / Department


Departamento de Psicologia Social e das Organizações

Ano letivo / Execution Year


2021/2022

Pré-requisitos / Pre-Requisites


N.a.

Objetivos Gerais / Objectives


Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


Os estudantes serão capazes de analisar e avaliar diferentes práticas de serviços de orientação profissional para crianças e jovens; analisar a influência dos serviços de orientação profissional na qualidade de vida das pessoas. Os estudantes serão capazes de fornecer e gerir informação e serviços de orientação profissional para crianças e jovens, bem como para as suas famílias, no caso de os habilitarem a tomar parte activa no processo de gestão de carreira. Serão capazes de se orientar pelos princípios de cooperação social, envolvimento comunitário, e diferentes estratégias de capacitação dos clientes e perceberão a necessidade de trabalho de equipa na prestação de orientação profissional. Os estudantes serão capazes de gerir o processo de gestão pessoal de carreiras e desenvolver um plano pessoal de carreira.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


Conceito de carreira. Modelos de carreira. Tipos de carreiras. Competências da carreira. Conceito de orientação de carreira. Definição de orientação de carreira. Serviços de orientação de carreira. Objectivo e objectivos do processo de orientação de carreira. Documentos jurídicos nacionais e comunitários que regulamentam os serviços de orientação profissional para crianças, jovens e famílias. Serviços de orientação profissional para crianças, jovens e famílias: experiência dos países da UE.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


OA1:CP4; CP5 OA2: CP1;CP2;CP3;CP4 OA3:CP6 OA4:CP4;CP5

Avaliação / Assessment


Trabalho de investigação: 60% Exame: 40%

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Estudo de casos, palestra, métodos e estratégias de pensamento crítico, métodos de aprendizagem activa, métodos de auto-estudo, discussão.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Os métodos de ensino, sem descurar a aprendizagem com base na teoria, nos conceitos, vão privilegiar os exercícios com base na articulação teoria-prática, com a abordagem a situações concretas, desenvolvendo o pensamento analítico e crítico aplicado à resolição de problemas

Observações / Observations


--

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Osborn D. S., ZunkerV. G. (2006). Using assessment results for career development. Belmont: Thomson: Brooks/Cole Patton W., McMahonM. (2006). Career development and systems theory: connecting theory and practice Rotterdam: Sense Publishers Okunevi?i?t?-Neverauskien?, L., Moskvina, J. (2008). The Problems of socially vulnerable youth integration into labour Market. Filosofija. Sociologija, 19, 2, p. 41-54. Handbook of career development : international perspectives / Arulmani, Gideon et al, editors. New York (N.Y.) : Springer, 2014. Kidd M. Jennifer (2010). Understanding career counselling: theory, research, and practice. London: Sage Publications. Critical reflections on career education and guidance: promoting social justice within a global economy /edited by Barrie A. Irving and Beatriz Malik. London ; New York (N.Y.): Taylor & Francis Group, 2005. Hoboken (N.J.): John Wiley Career guidance in the context of EU strategies. Cedefop panorama series; 164 Luxembourg, 2009.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


--

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16