Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
04680
Acrónimo :
OSSS
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Finlandês (fi), Francês (fr), Grego (el), Inglês (en), Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
--

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
6.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
18.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
25.0h/sem
Trabalho Autónomo :
125.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


310 - Ciências sociais e do comportamento

Departamento / Department


Departamento de Ciências Sociais e Empresariais

Ano letivo / Execution Year


2024/2025

Pré-requisitos / Pre-Requisites


--

Objetivos Gerais / Objectives


O principal objetivo desta disciplina é capacitar os/as estudantes para reconhecer a estrutura dos diferentes tipos de serviços de saúde e bem-estar, assim comocompreendê-los num contexto internacional. Esta unidade curricular introduz as regras e os regulamentos básicos nos serviços públicos e privados de saúde e bem-estar, bem como no terceiro setor. Os/As estudantes compreenderão também os objetivos relacionados com a prevenção da doença e promoção da saúde nos serviços de saúde e bem-estar. Além disso, os estudantes irão comparar as diferenças a nível internacional em relação aos desafios futuros do setor de saúde e bem-estar.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


O estudante será capaz de: _Descrever políticas e modelos nacionais e internacionais de saúde e bem-estar em contextos locais; _Analisar criticamente e aplicar conhecimentos sobre regulamentações, acordos, instrumentos de financiamento e entidades relacionadas com a saúde e bem-estar; _Reconhecer a necessidade de cuidados de saúde multiprofissionais e interculturais, assim como o desenvolvimento dos serviços de bem-estar social.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


Os alunos analisam e descrevem os sistemas de saúde do seu país de origem. As sessões conjuntas começam com aula invertida, em que os alunos apresentam os seus resultados em aula. Durante as sessões conjuntas, os alunos discutirão as principais diferenças e semelhanças entre os países. O curso inclui palestras de profissionais externos dda saúde. Os alunos realizam um projeto em grupo. Este projeto consiste numa entrevista com um profissional do sector da saúde com o objetivo de identificar os desafios e as possibilidades relacionados com a digitalização neste setor. O entrevistado pode ser uma pessoa do sector público, privado ou do terceiro sector, na área da saúde. Num trabalho final individual, os alunos escrevem um ensaio onde sintetizam a sua aprendizagem. O ensaio inclui uma avaliação de como diferentes sistemas de saúde podem responder a diferentes objectivos de saúde.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


O objetivo é que os alunos possam descrever as políticas e modelos nacionais e internacionais de saúde e bem-estar. Os alunos serão capazes de analisar criticamente e aplicar conhecimentos sobre regulamentações, acordos, instrumentos de financiamento e organismos relacionados com a saúde. Os alunos também serão capazes de reconhecer as necessidades de cuidados de saúde multiprofissionais e interculturais e o desenvolvimento de serviços de saúde.

Avaliação / Assessment


Os/As estudantes serão avaliados/as tendo por base trabalhos individuais (60%) e de grupo (40%). A unidade curricular não tem exame final. A UC segue o modelo de avaliação ao longo do semestre por projeto pelo seu carácter eminentemente prático, não contemplando exame final.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Modelo de Aprendizagem Triológico. Sessões de contacto: 3 horas de duração cada

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Orientação: Compreender o assunto do módulo e as tarefas que o/a estudante tem para cumprir. Assistir o vídeo de instruções dos/das professores/as. M1- Descrever: Estruturas dos serviços de saúde e de assistência social. Procurar informação de diferentes fontes sobre os sistemas nacionais de saúde e segurança social no país do/a aluno/a. Resumir os resultados num relatório. M2 - Analisar: Objetivos e desafios dos serviços de saúde e segurança social (trabalho de grupo). M3 - Avaliar e criar: Como podem os sistemas de saúde e de segurança social responder aos desafios (e que papel pode desempenhar a digitalização?) - Trabalho de grupo e individual.

Observações / Observations


Assíncrono: TP=18 Síncrono: T=6; OT=1 Os tópicos incluem objectivos de saúde preventiva e personalizada, bem como a capacitação dos cidadãos através de ferramentas digitais. Inclui também a evolução do papel do cliente dos cuidados de saúde.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


International (e.g. UN) comparative material of health care systems and models in different countries. Organizational structure of health care systems. Objectives of health care systems. https://health.ec.europa.eu/state-health-eu/country-health-profiles_en International (e.g. UN) comparative material of health care systems and models in different countries. Organizational structure of health care systems. Objectives of health care systems. https://www.eu-healthcare.fi/know-your-rights/legislation Latest research artcles published in this area.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Data da última atualização / Last Update Date


2024-10-10