Métodos de Ensino e Avaliações

O processo de ensino-aprendizagem será baseado na interacção, ao longo do semestre, entre (a) apresentação de teorias e métodos; (b) questionamento e debate colectivo sobre processos de planeamento e avaliação; e (c) leituras e trabalho autónomo dos estudantes, orientado e discutido com o professor. É fundamental que os alunos frequentem as aulas e realizem as leituras recomendadas, de forma a que as aulas constituam um espaço de debate e reflexão colectiva. Durante o semestre, os alunos deverão também realizar uma análise crítica de um processo de planeamento e/ou de avaliação em curso, utilizando as ferramentas conceptuais desenvolvidas nesta unidade. Depois de uma introdução sobre os conceitos e paradigmas de planeamento e de avaliação, discutindo-se algumas das suas evoluções recentes, a partir de obras de referência no campo, analisar-se-ão as principais instituições e processos actuais de planeamento e avaliação da educação e da formação, a operar nos níveis internacional, nacional e local. Em particular, pretende-se fomentar uma reflexão colectiva sobre os fundamentos, as metodologias, os procedimentos e os impactos dos processos gerados em cada um destes níveis, a partir da leitura crítica dos referenciais e relatórios institucionais, bem como das análises científicas de alguns autores conceituados no campo. Em particular, pretende-se fomentar uma reflexão colectiva e um conhecimento estruturado sobre os fundamentos, as metodologias, os procedimentos e os impactos dos processos gerados em cada um destes níveis, a partir da leitura crítica dos referenciais e relatórios institucionais, bem como das análises científicas de alguns autores conceituados no campo. | A avaliação dos mestrandos nesta UC será baseada em dois critérios principais: ? Participação nas aulas, demonstrando acompanhar os conteúdos, realizar as leituras solicitadas (4 artigos/capítulos) e desenvolver uma reflexão pessoal e fundamentada sobre o tema (50%); ? Elaboração de uma análise crítica de um processo de planeamento e/ou avaliação, individual ou em pequeno grupo, incluindo fundamentação, metodologia e resultados (se possível, efectivos; se não, esperados) ? o projecto será desenvolvido, orientado e discutido ao longo do semestre (50%).