Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
03415
Acrónimo :
PAMEc
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Inglês (en), Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
45.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
0.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
45.0h/sem
Trabalho Autónomo :
105.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Psicologia

Departamento / Department


Departamento de Psicologia Social e das Organizações

Ano letivo / Execution Year


2018/2019

Pré-requisitos / Pre-Requisites


-

Objetivos Gerais / Objectives


-

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


OA1. Compreender os fatores globais e locais moldados pelas migrações económicas bem como os seus aspetos políticos, legais e éticos OA2. Compreender as complexidades da aculturação a longo prazo e os processos de se tornar uma pessoa bi-/multicultural OA3. Compreender a adaptação, estratégias de coping e stress aculturativo dos indivíduos OA4. Aprender a construir várias ferramentas de diagnóstico que meçam a aculturação OA5. Ser capaz de conduzir investigação (entrevistas) sobre adaptação psicocultural

Conteúdos Programáticos / Syllabus


Num mundo em constante mudança, os/as psicólogos/as culturais enfrentam um importante desafio na compreensão e diagnóstico das questões psicológicas relacionadas com a aculturação. O objetivo desta unidade curricular é que os/as alunos/as adquiram uma compreensão e interpretação sistemáticas da aculturação numa perspetiva psicológica cultural. Serão discutidos em profundidade os aspetos da identidade cultural, história da migração, diferenças interculturais assim como os fatores culturais relacionados com o funcionamento psicossocial e o processo de avaliação cultural. CP1. Migração global e aculturação CP2. Choque cultural e estratégias de coping CP3. Aculturação a longo prazo e o desenvolvimento de identidade bi-/multiculturais CP4. Avaliação de estratégias de aculturação CP5. Avaliação da adaptação psicocultural através de entrevistas qualitativas

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


Nesta unidade curricular, os objetivos de aprendizagem relacionam-se com o conteúdo programático através das seguintes relações: OA1: CP1 OA2: CP1, 3 OA3: CP2, 5 OA4: CP2, 4 OA5: CP5

Avaliação / Assessment


Avaliação Contínua: 1) Teste convencional para a avaliação do conhecimento com maior relevância (50%) 2) Trabalho de grupo: criação de questões que avaliem as orientações de aculturação e adaptação psicológica em entrevistas semiestruturadas (25%) 3) Trabalho individual: conduzir uma entrevista com um/a aluno/a internacional e que se encontre a viver numa cultura estrangeira, e redação de um relatório de investigação que sintetize esses resultados (25%) Avaliação Final: Exame escrito (100%).

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Esta unidade curricular encontra-se organizada em aulas teórico-práticas, usando diferentes metodologias de ensino: palestras, exercícios práticos e discussões de grupo nas aulas. Os exercícios práticos incluem pessoas convidadas que se encontram em fase de adaptação a uma cultura de acolhimento. Os/as alunos/as vão treinar as suas competências de entrevista, colocando questões sobre esse mesmo processo de adaptação.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


OA1, 2, 3, 4 são alcançados através das palestras. OA4, 5 são atingidos através dos exercícios práticos e discussões de grupo.

Observações / Observations


-

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Berry, J.W. (2006). The Cambridge handbook of acculturation psychology. Cambridge University Press. Boski, P. (2013). A Psychology of Economic Migration. Journal of Cross-Cultural Psychology, 44(7) 1067?1093. [DOI: 10.1177/0022022112471895

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16