Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Psicologia
Departamento / Department
Departamento de Psicologia Social e das Organizações
Ano letivo / Execution Year
2024/2025
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Esta Unidade Curricular requer um domínio da língua inglesa no nível B (preferível C1) do sistema Europass. Todos as provas de avaliação são realizadas em inglês.
Objetivos Gerais / Objectives
Num mundo em constante mudança, os/as psicólogos/as culturais enfrentam um importante desafio na compreensão e diagnóstico das questões psicológicas relacionadas com a aculturação. O objetivo desta unidade curricular é que os/as alunos/as adquiram uma compreensão e interpretação sistemáticas da aculturação numa perspetiva psicológica cultural. Serão discutidos em profundidade os aspetos da identidade cultural, história da migração, diferenças interculturais assim como os fatores culturais relacionados com o funcionamento psicossocial e o processo de avaliação cultural.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
Após completar esta UC, os estudantes são capazes de: OA1. Compreender os fatores globais e locais moldados pelas migrações económicas bem como os seus aspetos políticos, legais e éticos OA2. Compreender as complexidades da aculturação a longo prazo e os processos de se tornar uma pessoa bi-/multicultural OA3. Compreender a adaptação, estratégias de coping e stress aculturativo dos indivíduos OA4. Aprender a construir várias ferramentas de diagnóstico que meçam a aculturação OA5. Ser capaz de conduzir investigação (entrevistas) sobre adaptação psicocultural
Conteúdos Programáticos / Syllabus
Esta UC abrange os seguintes conteúdos programáticos: CP1. Migração global e aculturação CP2. Choque cultural e estratégias de coping CP3. Aculturação a longo prazo e o desenvolvimento de identidade bi-/multiculturais CP4. Avaliação de estratégias de aculturação CP5. Avaliação da adaptação psicocultural através de entrevistas qualitativas CP7. Psicologia no ciber-espaço CP8. Workshop Prático
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
Neste curso, todos os objetivos de aprendizagem estão estreitamente alinhados com o plano de estudos, garantindo uma cobertura e coerência abrangentes. OA1, que se foca na compreensão dos fatores globais e locais que influenciam as migrações económicas, bem como os seus aspetos políticos, legais e éticos, é abordado através de CP1. OA2, que explora as complexidades da aculturação a longo prazo e o processo de se tornar uma pessoa bi-/multicultural, é coberto por CP1 e CP3. OA3, que examina a adaptação, as estratégias de coping e o stress aculturativo, está associado a CP2 e CP5. Para OA4, que envolve a construção de ferramentas diagnósticas para medir a aculturação, o curso inclui CP2 e CP4. Finalmente, OA5, focado na realização de pesquisas sobre adaptação psicocultural, é abordado através de CP5. Este alinhamento assegura que os estudantes adquiram uma compreensão profunda e habilidades práticas relacionadas com a psicologia da migração e aculturação.
Avaliação / Assessment
A avaliação é realizada exclusivamente ao longo do semestre: 1. Avaliação individual: Um ensaio final (40% da nota final) 2. Trabalho de grupo: dois relatórios curtos escritos após reuniões com migrantes (15% cada, totalizando 30% da nota final) 3. Trabalho de grupo: Análise do processo de adaptação de imigrantes à cultura polonesa: elaboração de perguntas para entrevista, condução de uma entrevista de 60-90 minutos, gravação, e redação de um relatório baseado em literatura selecionada. (30% da nota final) Este é uma UC prática; portanto, não há opção de exame final. Para obter aprovação numa unidade curricular, o estudante deve alcançar a classificação mínima definida pela universidade parceira.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
Esta unidade curricular encontra-se organizada em aulas teórico-práticas, usando diferentes metodologias de ensino: palestras, exercícios práticos e discussões de grupo nas aulas. Os exercícios práticos incluem pessoas convidadas que se encontram em fase de adaptação a uma cultura de acolhimento. Os/as alunos/as vão treinar as suas competências de entrevista, colocando questões sobre esse mesmo processo de adaptação.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
As metodologias empregues neste curso são bem adequadas para alcançar os objetivos de aprendizagem definidos. As aulas teóricas proporcionam uma base sólida para OA1, OA2, OA3 e OA4 ao oferecer uma cobertura abrangente dos conceitos teóricos, dos principais modelos e das descobertas empíricas. Esta abordagem garante que os estudantes adquiram uma compreensão profunda dos fatores globais e locais que afetam as migrações económicas, as complexidades da aculturação, as estratégias de adaptação e o desenvolvimento de ferramentas diagnósticas para medir a aculturação. Para complementar o conhecimento teórico obtido nas aulas, os exercícios práticos e as discussões em grupo são utilizados para abordar OA4 e OA5. Os exercícios práticos permitem aos estudantes aplicar as ferramentas diagnósticas em cenários reais, fortalecendo a sua capacidade de medir a aculturação de forma eficaz. As discussões em grupo apoiam ainda mais OA5 ao proporcionar uma plataforma para que os estudantes realizem pesquisas qualitativas, como entrevistas sobre adaptação psicocultural. Esta metodologia interativa promove o pensamento crítico, a aprendizagem colaborativa e a aplicação prática das habilidades de pesquisa, garantindo que os estudantes estejam bem preparados para enfrentar desafios reais na área da psicologia da migração e aculturação.
Observações / Observations
Esta UC é oferecida pela Universidade SWPS.
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Bennett, J. M. & Bennett, M. J. (2004). Developing intercultural sensitivity. An Integrative Approach to Global and Domestic Diversity. In: D. Landis, J. M. Bennett & M. J. Bennett (Eds.), Handbook of intercultural training (ch.6, pp.147-165). Thousand Oaks: Sage Publications. Berry, J. (2006) Stress perspectives on acculturation. In: Sam, D. & Berry, J. W. (Eds.), Psychology of acculturation (ch. 4, pp.43-57). Cambridge: Cambridge University Press. Berry, J. (2006) Contexts of Acculturation. In: Sam, D. & Berry, J. W. (Eds.), Psychology of acculturation (ch. 3, pp.27-42). Cambridge: Cambridge University Press. Sussman, N. (2011). Sojourners to Another Country: The Psychological Roller-Coaster of Cultural Transitions. In: Online readings in psychology and culture. http://scholarworks.gvsu.edu/cgi/viewcontent.cgi?article=1067&context=orpc
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Data da última atualização / Last Update Date
2024-07-30