Métodos de Ensino e Avaliações
As aulas são todas de tipo teórico-prático. Sobre cada tema, o docente expõe a informação básica e os principais elementos de contextualização, tanto histórica como historiográfica. Os alunos são convocados a discutir a exposição do docente, e a apresentar e comentar textos e outros materiais de apoio às aulas. São também incentivados a acompanhar as matérias fora da sala de aula através das leituras recomendadas. A leitura e análise de textos académicos é uma competência especialmente desenvolvida nesta UC, em articulação com o sistema de avaliação. Tanto o modelo de aulas como o sistema de avaliação concorrem para uma estratégia pedagógica que combina de forma equilibrada o saber adquirido e o saber transmitido. | O aluno pode optar pelo regime de avaliação contínua ou, em alternativa, pelo regime de exame final. A AVALIAÇÃO CONTÍNUA compreende principalmente três elementos: 1) Teste sobre a globalidade da matéria, presencial e individual, a realizar durante a época de frequências, com uma ponderação de 50%. 2) Apresentação escrita e oral de um texto, trabalho realizado em grupo, com uma ponderação de 40%. 3) Acompanhamento regular dos trabalhos (medido pela oralidade, intervenção em aulas práti¬cas, assiduidade, e qualquer eventual pequeno trabalho voluntário extra), com uma ponderação de 10%. Requisitos do regime de avaliação contínua: a) presença em um mínimo de dois terços do total das aulas; b) realização de todas as provas com uma nota mínima de 7 valores. O EXAME FINAL consiste numa única prova escrita, com base na bibliografia básica da UC, cobrindo toda a matéria. O aluno pode optar livremente e a qualquer momento por este regime, ou a ele ser obrigado no caso de não ter obtido aproveitamento no regime de avaliação contínua.