Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Economia Política
Departamento / Department
Departamento de Economia Política
Ano letivo / Execution Year
2018/2019
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Conhecimentos básicos de Economia
Objetivos Gerais / Objectives
Situar a relevância da Animação Territorial para a inovação institucional, capacitação organizacional e desenvolvimento de competência na acção de base territorial para a resiliência e o desenvolvimento local.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
OA1.Situar a relevância do contributo da Animação Territorial para a construção de formas de governança adequadas à resposta a problemas societais com expressão específica em cada unidade territorial OA2.Situar o contributo da Animação Territorial em processos de desenvolvimento local orientados para a construção de formas de integração socioeconómica facilitadoras da satisfação de necessidades humanas nas condições contemporâneas OA3.Situar o contributo da Animação Territorial para a promoção da inovação social através da avaliação contínua da experiência corrente como oportunidade de aperfeiçoamento da acção OA4.Situar o contributo da Animação Territorial para o diálogo entre diferentes formas de conhecimento relevantes para a acção local (senso comum, disciplinar, interdisciplinar e transdisciplinar), na facilitação de processos de aprendizagem e no desenvolvimento de competências específicas com base em autonomização de trabalho colectivo em ?comunidades de prática?
Conteúdos Programáticos / Syllabus
1. Novas formas de governança e mobilização integral de recursos 1.1. Wicked problems e formas de governança 1.2. Tratado de Lisboa e Coesão Territorial 1.3. ?Animação Territorial? e iniciativa local 2. Integração socioeconómica e desenvolvimento territorial 2.1. Imprevisibilidadade, vulnerabilidade e resiliência territorial 2.2. Acção territorial para o desenvolvimento e inovação social 2.3. Emprego, ?empregabilidade? e empreendedorismo 2.4. Necessidades humanas, dependência mercantil e auto-consumo 3. Experimentação e avaliação 3.1. Programas experimentais e projectos locais 3.2. Experimentação para a inovação social, avaliação e questões metodológicas 3.3. Experiência, ?reflexividade crítica? e aprendizagem contínua 4. Knowledge Alliances e capacitação para a acção 4.1. Planeamento territorial e diferentes paradigmas 4.2. Knowledge Alliances, investigação transdisciplinar e ?comunidades de prática? 4.3. Plataformas web, aprendizagem e desenvolvimento de competências
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
Os conteúdos programáticos disponibilizam aos participantes informação que lhes permita situar o sentido estratégico da Animação Territorial face à imprescindibilidade da capacidade de acção de base territorial na resposta aos desafios contemporâneos.
Avaliação / Assessment
A avaliação tem por base a elaboração individual de um pequeno ensaio. O ensaio deverá corresponder a um ?Portfolio pessoal? com a integração de aspectos aprofundados no contexto da Unidade Curricular. A selecção dos aspectos a integrar deverá corresponder a projectos profissionais dos participantes. O projeto de ensaio será desenvolvido após acordo do docente relativamente aos temas escolhidos e à metodologia a adotar
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
O desenvolvimento da UC conhece quatro fases: a) Situar a relevância contemporânea da Animação Territorial b) Envolvimento precoce dos participantes em projectos concretos relacionados com a sua prática profissional organizados em ?comunidades de prática? c)Aprofundamento dos temas previstos no programa com ilustração a partir de experiências concretas d)Interação entre os participantes através da discussão de problemas em pequenos grupos e orientada para o exercício da sua reflexividade crítica.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
A unidade curricular contempla objetivos orientados para a compreensão e objetivos orientados para a capacitação em Animação Territorial. As metodologias de ensino adotados privilegiam: a) A combinação entre aulas expositivas, aulas centradas em análise de experiêncas relevantes e aulas centradas na estimulação do exercício da reflexão crítica b) A combinação entre metodolologias inspiradas em project-based learning e em soft systems methodologies para a aproximação à concretização substantiva da acção em Animação Territorial c) A combinação entre a sensibilização para a identificação de necessidades de conhecimento na preparação da acção e a sensibilização para caminhos possíveis de autonomização crescente na produção de conhecimento, em processos de aprendizagem e em desenvolvimento de competências através do seu envolvimento em knowledge alliances baseadas em ?comunidades de prática?
Observações / Observations
-
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Stöhr, W. 1984, ?Changing External Conditions and a Paradigm Shift in Regional Development Strategies?, in Estudos de Economia, Vol IV, nº 4 Moulaert , F., MacCallum, D. , Mehmood, A. , Hamdouch, A. (ed), 2013, The International Handbook On Social Innovation: Collective Action, Social Learning and Transdisciplinary Research, Camberley: Edward Elgar Henriques, J. M. 1990, Municípios e Desenvolvimento: Caminhos Possíveis, Escher, Lisboa Henriques, J. M. 2009, ?Inovação Social e Animação Territorial: Contributos da Iniciativa Comunitária Equal em Portugal?, in Revista Sociedade e Trabalho, nº 12 Henriques, J. M. 2013 ?On Becoming Healthier Communities: Poverty, Territorial Development and Planning?, Revista Portuguesa de Saúde Pública, 31(1):58?73 Henriques, J. M. 2016, ?Coesão Territorial, Resiliência e Inovação Social: o Programa Rede Social?, in IESE, 2016, Agricultura, Floresta e Desenvolvimento Rural, IESE, Lisboa
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Weaver, C. 1984, Regional Development and the Local Community, John Wiley, New York Urry, J. 1986, 'Locality Research: the Case of Lancaster', in Regional Studies, Vol. 20.3 Storper, M. 1997, The Regional World: Territorial Development in a Global Economy, The Guilford Press, New York (S.171 STO*Reg - 33841) Stöhr, W. 1981, Development from Below: the Bottom-up and Periphery-inward Development Paradigm, in Stöhr, W., Taylor, D.R. (eds.) 1981, Development from Above or Below ?, John Willey and Sons, Chichester Stöhr, W. 2001, ?Subsidiarity: A Key Concept for Regional Development Policy?, in Stöhr, W., Edralin, J., Mani, D. 2001, New Regional Development Paradigms, Volume 3, Decentralization, Governance and the New Planning for Local-Level Development, in Cooperation with the United Nations and the United Nations Centre for Regional Development, Greenwood Press, Westport Santos, B. S. (ed.) 2003a, Produzir para Viver: os Caminhos da Produção Não Capitalista, Afrontamento, Porto Putnam, R. 1992, Making Democracy Work, Princeton University Press, Princeton Klein, J-L., Laville, J-L., Moulaert, F. (2014) L'Innovation Sociale, Toulouse: Éirès Henriques, J.M. 2000, Empowerment: Avaliação de Projectos Locais, Volume I e II, Gabinete de Gestão das Iniciativas Comunitárias Emprego and Adapt, Lisboa Henriques, J.M. 1990, Theories and Policies of Local Development, in Konsolas, N. (ed.), Local Development, Regional Development Institute and Hellenic Agency for Local Development and Local Government, Athens Henriques, J. M. 2004, Avaliação em Programas Experimentais: Perspectivas da Avaliação Realista, in Cadernos de Estudos Africanos, nº 4 (Março) Henriques, J. M. 2005, ?Processo de Globalização, 'Desintegração Local' e Desafios à Governância: Discursos e Possibilidades?, in Salavisa, I., Rodrigues, W., Mendonça, S. (eds), Inovação Tecnológica e Globalização: Implicações para os Países de Desenvolvimento Intermédio Henriques, J. M. 2006, Global Restructuring and Local Anti-Poverty Action: Learning with European Experimental Programmes, Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa, Tese de Doutoramento http://repositorio-iul.iscte.pt/handle/10071/273 (acedido em 02 Dezembro 2018) Henriques, J. M. 2011, 'Crise, Economia Social e Solidária e 'Integração Económica' na Acção Contra a Pobreza', in Revista de Economa Solidária, nº 2 Hart, K., Laville, J.-L., Cattani, A. 2013, The Human Economy, Polity Press, Cambridge Friedmann, J. 1992, Empowerment: The Politics of Alternative Development, Blackwell, Cambridge (S.172 FRI*Emp - 24872) Friedmann, J. 1987, Planning in the Public Domain, Princeton University Press, Princeton (E.120 FRI*Pla 27768) Camagni, R., Capello, R. 2013, Regional Competitiveness and Territorial Capital: A Conceptual Approach and Empirical Evidence from the European Union, in Regional Studies, 47:9, 1383-1402
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16