Métodos de Ensino e Avaliações

O Curso trata de problemas em múltiplos contextos e dos modos de os abordar de forma a produzir aprendizagens relativas a estratégias comunitárias para encontrar soluções. Neste sentido é, em primeiro lugar, útil tomar conhecimento dos conceitos da psicologia comunitaria e dos modelos que os utilizam. O conhecimento teórico dos modelos será então complementado por exercícios praticos, visando a aplicação das propostas teóricas. Mais especificamente, os exercicios de aplicação terão em atenção problemas decorrentes de diferentes contextos sociais e educativos. | Ensino centrado em transmissão de informação de natureza teórica, que permita potenciar a sua integração, e na aprendizagem dos estudantes, mediada pela sua procura activa de informação complementar ou ilustrativa. As aulas serão assim de natureza teórico-prática incentivando os estudantes a intervir e a procurarem mais informação na literatura recomendada. Utilização de materiais pré-existentes e de materiais construídos pelos estudantes. Orientação para a produção de materiais ilustrativos dos processos de avaliação e intervenção comunitaria em contexto escolar. Avaliação: Os alunos podem frequentar esta disciplina em regime de avaliação contínua ou de exame final. No entanto, dada a natureza da unidade curricular, sugere-se fortemente que optem pelo primeiro regime de avaliação. Em regime de avaliação contínua, os alunos estarão sujeitos a: Um trabalho de grupo constituído no máximo por 4 alunos, que inclui: 1) definição de um problema de avaliação comunitaria, devidamente sustentado (baseado na evidencia e na teoria); 2) apresentação de uma estratégia de avaliação qualitativa e participativa; 3) definição de um processo de intervenção no problema com base na avaliação realizada de forma participativa. 1. Avaliação da apresentação e discussão do trabalho final nas aulas tutoriais. Esta avaliação contará 50% para a nota final. 2. Elaboração de relatório onde constará todo o trabalho realizado. Este trabalho contará 50% para a nota final. Os alunos que não desejem ou que reprovem na avaliação contínua, poderão realizar um exame final (1ª ou 2ª época). Os conteúdos avaliados incluem a matéria relativa às aulas teórico-práticas.