Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
03414
Acrónimo :
PCom
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Inglês (en), Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
24.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
0.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
0.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
24.0h/sem
Trabalho Autónomo :
126.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Psicologia

Departamento / Department


Departamento de Psicologia Social e das Organizações

Ano letivo / Execution Year


2018/2019

Pré-requisitos / Pre-Requisites


-

Objetivos Gerais / Objectives


-

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


No final da unidade curricular, os/as alunos/as deverão: OA1. Compreender os valores e métodos da Psicologia Comunitária, e como estes de distinguem de outros subcampos da Psicologia e as complexidades intrínsecas associadas OA2. Desenvolver uma compreensão dos efeitos das influências societárias, culturais e ambientais no bem-estar psicológico e comunitário, explorando as relações entre as pessoas e seus ambientes, e analisar formas de melhorar esses mesmo relacionamentos OA3. Familiarizar-se com programas e práticas inovadoras orientadas para a prevenção, intervenção e capacitação de grupos marginalizados OA4. Desenvolver a competência para pensar em termos de prevenção, promoção e intervenção de alternativas a hipóteses, teorias, abordagens e práticas individualmente orientadas OA5. Aplicar as aprendizagens a questões/problemas sociais específicos

Conteúdos Programáticos / Syllabus


Os psicólogos comunitários analisam as relações entre as condições do ambiente e a saúde e o bem-estar dos membros da comunidade. O objetivo é otimizar o bem-estar com intervenções inovadoras, desenhadas em colaboração com os membros da comunidade.Os/as investigadores/as procuram entender de que forma a comunidade causa impacto no bem-estar individual e coletivo; projetando, implementando e avaliando programas que facilitem a competência e o empoderamento psicológico, de forma a prevenir a problemas, promovendo a igualdade e justiça social através de mudanças sociais. CP1:Psicologia Comunitária: Definição, História, e valores Fundamentais CP2:Objetivos da Psicologia Comunitária CP3:Compreensão dos indivíduos dentro dos ambientes CP4:Sentido comunitário CP5:Diversidade CP6:Stress e Enfrentamento CP7:Cidadania Participativa e Empoderamento CP8:Mudança Social e Comunitária CP9:Prevenção e Promoção CP10:Implementação de programas de intervenção CP11:Avaliação e desenvolvimento de programas

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


Nesta unidade curricular, os objetivos de aprendizagem relacionam-se com o conteúdo programático através das seguintes relações: OA1: CP1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 OA2: CP3, 4, 5, 6, 7, 8 OA3: CP9 OA4: CP10, 11 OA5: CP10, 11

Avaliação / Assessment


Modalidades de avaliação: Avaliação Contínua: Trabalho 1: Atividade do blog (10% da nota) Trabalho 2: Apresentação das equipas de avaliação (25% da nota) Trabalho 3: Proposta de intervenção (65% da nota) Avaliação Final 1) Exame escrito (100%). Os/as alunos/as vão trabalhar juntos/as no sentido de identificar e definir uma questão ou um problema social, e planear uma ação de prevenção ou intervenção do problema de forma a promover bem-estar.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Os estudantes em colaboração uns com os outros vão trabalhar em equipas de avaliação, realizando trabalho de campo para avaliar a ecologia do problema e as necessidades da comunidade. Cada aluno/a manterá um blog de atividades onde sejam registadas as suas contribuições pessoais no projeto de grupo. As equipas de avaliação vão preparar e realizar apresentações de grupo sobre os seus projetos. Os/as alunos/as individuais vão preparar propostas de intervenção e apresentá-las no final do semestre.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Os OA3 e 5 serão alcançados pelos/as alunos/as que completem os trabalhos individuais, o trabalho de grupo, e a reflexão da sua própria avaliação. O OA4 será alcançado pela permanente interação dos tutoriais e seminários. Os OA 1 e 2 serão alcançados através da preparação das leituras recomendadas e das discussões ativas entre alunos/as e professor/a nas aulas. Tendo em vista uma aproximação metodológica da área, serão realizados esclarecimentos, contextualizações e exemplos das discussões nas aulas de forma a transmitir os vários conceitos, modelos e teorias em Psicologia Comunitária.

Observações / Observations


-

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Kloos, B., Hill, J., & Thomas, E. (2012) Community Psychology: Linking Individuals and Communities. Wadsworth CENGAGE Learning. Kloos, B., Hill, J., Thomas, E., Wandersman, A., Elias, M. & Dalton, J.H. (2011). Community Psychology: Linking individuals and communities (3rd Ed). United Kingdom: Wadsworth Cengage Learning.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16