Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
03414
Acrónimo :
PCom
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Inglês (en), Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Inglês

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
24.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
0.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
0.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
24.0h/sem
Trabalho Autónomo :
126.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Psicologia

Departamento / Department


Departamento de Psicologia Social e das Organizações

Ano letivo / Execution Year


2024/2025

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Esta Unidade Curricular requer um domínio da língua inglesa no nível B (preferível C1) do sistema Europass. Todos as provas de avaliação são realizadas em inglês.

Objetivos Gerais / Objectives


O objetivo deste módulo é fornecer uma visão geral das abordagens dentro do campo da psicologia comunitária e do seu potencial para melhorar o bem-estar individual e social. Para além da visão geral, os alunos terão experiências práticas trabalhando dentro do enquadramento da psicologia comunitária. Os alunos reconhecerão as oportunidades e limitações que a psicologia comunitária oferece para promover a mudança social.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


No final da unidade curricular, os/as alunos/as deverão: OA1. Compreender os valores e métodos da Psicologia Comunitária, e como estes de distinguem de outros subcampos da Psicologia e as complexidades intrínsecas associadas OA2. Desenvolver uma compreensão dos efeitos das influências societárias, culturais e ambientais no bem-estar psicológico e comunitário, explorando as relações entre as pessoas e seus ambientes, e analisar formas de melhorar esses mesmo relacionamentos OA3. Familiarizar-se com programas e práticas inovadoras orientadas para a prevenção, intervenção e capacitação de grupos marginalizados OA4. Desenvolver a competência para pensar em termos de prevenção, promoção e intervenção de alternativas a hipóteses, teorias, abordagens e práticas individualmente orientadas OA5. Aplicar as aprendizagens a questões/problemas sociais específicos.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


Os psicólogos comunitários analisam as relações entre as condições do ambiente e a saúde e o bem-estar dos membros da comunidade. O objetivo é otimizar o bem-estar com intervenções inovadoras, desenhadas em colaboração com os membros da comunidade.Os/as investigadores/as procuram entender de que forma a comunidade causa impacto no bem-estar individual e coletivo; projetando, implementando e avaliando programas que facilitem a competência e o empoderamento psicológico, de forma a prevenir a problemas, promovendo a igualdade e justiça social através de mudanças sociais. CP1:Psicologia Comunitária: Definição, História, e valores Fundamentais CP2:Objetivos da Psicologia Comunitária CP3:Compreensão dos indivíduos dentro dos ambientes CP4:Sentido comunitário CP5:Diversidade CP6:Stress e Enfrentamento CP7:Cidadania Participativa e Empoderamento CP8:Mudança Social e Comunitária CP9:Prevenção e Promoção CP10:Implementação de programas de intervenção CP11:Avaliação e desenvolvimento de programas

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


Os objetivos de aprendizagem (OA) são abordados de forma sistemática ao longo de 12 semanas semanas. Correspondência com os tópicos do programa: OA1: S1, S2, S3, S4, S5, S6, S7, S8 — Compreensão dos valores, métodos e complexidades da psicologia comunitária, e como ela difere de outras subáreas da psicologia. OA2: S3, S4, S5, S6, S7, S8 — Exame das influências sociais, culturais e ambientais no bem-estar, e análise de formas de melhorar as relações entre as pessoas e os seus ambientes. OA3: S9 — Familiarização com programas inovadores para prevenção, intervenção e empoderamento de grupos marginalizados. OA4: S10, S11 — Desenvolvimento de estratégias de prevenção, promoção e intervenção, e consideração de alternativas aos enfoques centrados no indivíduo. OA5: S10, S11 — Aplicação do conhecimento a problemas sociais específicos. O programa enfatiza o papel da psicologia comunitária na melhoria do bem-estar individual e coletivo através de intervenções colaborativas e inovadoras.

Avaliação / Assessment


A avaliação é realizada exclusivamente ao longo do semestre: Tarefa 1: Apresentações da Equipa de Avaliação (40% da nota) Os alunos trabalharão juntos para identificar e definir um problema social e projetar uma intervenção para prevenir ou intervir no problema e promover o bem-estar. Tarefa 2: Proposta Individual de Intervenção (60% da nota) Baseando-se no trabalho da sua equipa de intervenção, os alunos desenvolverão uma proposta individual para uma intervenção no âmbito do "Healthy UL". Este é uma UC prática; portanto, não há opção de exame final. Para obter aprovação numa unidade curricular, o estudante deve alcançar a classificação mínima definida pela universidade parceira.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Os estudantes em colaboração uns com os outros vão trabalhar em equipas de avaliação, realizando trabalho de campo para avaliar a ecologia do problema e as necessidades da comunidade. As equipas de avaliação vão preparar e realizar apresentações de grupo sobre os seus projetos. Os/as alunos/as individuais vão preparar propostas de intervenção e apresentá-las no final do semestre.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Os OA3 e 5 serão alcançados pelos/as alunos/as que completem os trabalhos individuais, o trabalho de grupo, e a reflexão da sua própria avaliação. O OA4 será alcançado pela permanente interação dos tutoriais e seminários. Os OA 1 e 2 serão alcançados através da preparação das leituras recomendadas e das discussões ativas entre alunos/as e professor/a nas aulas. Tendo em vista uma aproximação metodológica da área, serão realizados esclarecimentos, contextualizações e exemplos das discussões nas aulas de forma a transmitir os vários conceitos, modelos e teorias em Psicologia Comunitária.

Observações / Observations


Esta UC é oferecida pela Universidade de Limerick.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


1. Jason, Leonard A.; Glantsman, Olya; O'Brien, Jack F.; and Ramian, Kaitlyn N., "Introduction to Community Psychology: Becoming an Agent of Change" (2019). College of Science and Health Full Text Publications. https://press.rebus.community/introductiontocommunitypsychology/ 2. University of Limerick ‘Healthy UL Framework’ 2019-2022 https://www.ul.ie/sites/default/files/user_media/health/Healthy%20UL%20Framework.pdf 3. Healthy Ireland: A Framework for Improved Health and Well-being https://assets.gov.ie/7555/62842eef4b13413494b13340fff9077d.pdf

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


A selection of recent journal articles from the Journal of Community Psychology and the American Journal of Community Psychology will be discussed.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-07-30