Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
04457
Acrónimo :
PCRS
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Português,Inglês

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
18.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
0.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
60.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
61.0h/sem
Trabalho Autónomo :
389.0
Horas de Trabalho Total :
450.0h/sem

Área científica / Scientific area


Arquitectura

Departamento / Department


Departamento de Arquitectura e Urbanismo

Ano letivo / Execution Year


2022/2023

Pré-requisitos / Pre-Requisites


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Objetivos Gerais / Objectives


O objetivo é dotar o aluno de competências para a intervenção em obras de Conservação e Reabilitação sustentável de edifícios, conjuntos e sítios, nomeadamente no que respeita à metodologia do Projeto. A UC dá continuidade aos trabalhos desenvolvidos na UC ?Conservação e Sustentabilidade?, relaciona todas as UC do 1º e 2º semestre, para o desenvolvimento de um Projeto integrado, com base no estudo multidisciplinar e ferramentas específicas da Conservação.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


OA1 - Desenvolvimento de um projeto de Conservação integrado, considerando o contexto real, as condicionantes legais e as diferentes fases do projeto; OA2 - Desenvolvimento de projeto com base numa análise holística, teórica e técnica, completa do edifício, grupo de edifícios e envolvente; OA3 - Aplicação de metodologias e recomendações das normas internacionais de Conservação do Património Cultural; OA4 - Experiência de trabalho colaborativo e comunicação interdisciplinar na prática da conservação do património cultural.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


Os estudantes trabalham em projetos que envolvem a conservação e reabilitação sustentável de um edifício isolado e/ou de um sítio arqueológico, conjunto urbano ou rural, visando uma intensa interação das diversas disciplinas. O Trabalho de Projeto é introduzido através de seminários relacionados com os objetos de estudo e metodologias de Projeto. Cada grupo interdisciplinar de alunos trabalha num local específico. Aspetos particulares, como a pesquisa, a análise do objeto de estudo em diferentes escalas e domínios, são objeto de estudo de diversas UC. Nesta UC os alunos elaboram o diagnóstico, com base nos trabalhos anteriores, para desenvolvimento da proposta.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


A exposição e debate sobre os diferentes projetos, permitirá aos estudantes uma análise crítica e reflexão sobre os conhecimentos adquiridos nas outras UC, que irão permitir fundamentar a sua proposta. Por outro lado, o desenvolvimento do trabalho em grupos multidisciplinares, potenciará o desenvolvimento de competências de projeto em contexto real.

Avaliação / Assessment


Os projetos são apresentados ao corpo docente na avaliação intermediária e a especialistas convidados na avaliação final. A avaliação é feita com base na avaliação contínua e periódica do desenvolvimento do trabalho. - Trabalho de grupo: (50%) sendo obrigatório a apresentação oral por todos os elementos do grupo. - Avaliação individual: (50%) participação nas aulas e desempenho no trabalho de grupo. É obrigatória a presença em 60% das aulas. Não há lugar a exame final.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


As aulas teóricas serão baseadas em casos de estudo, apelando o estudante à reflexão e à crítica das intervenções. As aulas práticas decorrerão na sala de aula e no exterior, para visitas técnicas e trabalho em contacto direto com o objeto de estudo. Para além das horas de contacto com o docente, o estudante deverá realizar trabalho autónomo para estudo da matéria e desenvolvimento dos trabalhos.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


A exposição teórica baseada em exemplos da prática profissional, promove a aprendizagem do Projeto de Conservação, em contexto real e de forma global. Pretende-se garantir a aquisição de conhecimentos que permitam a responsabilidade de elaboração de Projetos e acompanhamento de obras de Conservação. O trabalho a desenvolver permite a elaboração de um projeto integrado em contexto real (OA1), a partir de um diagnóstico holístico (OA2), fundamentado na teoria e nos princípios da Conservação (OA3), incluindo estudos multidisciplinares (OA4). A elaboração de trabalhos por grupos multidisciplinares, é uma forma de aprendizagem entre os alunos. Visa fomentar o debate e a análise crítica das diversas temáticas, assim como o desenvolvimento de competências transversais.

Observações / Observations


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Bibliografia Principal / Main Bibliography


[8]. PETERS, Paulhans (1977). Reutilización de edificios : renovación y nuevas funciones. Barcelona : Gustavo Gili. ISBN 84-252-0642-1. Cota BDC: 72.025 / P 575x [7]. FEILDEN, B. Conservation of Historic Buildings, London, Butterworth, 1982 [6]. CABRITA, A. M. Reis ; AGUIAR, José (1988). Monografia portuguesa sobre inovação e reabilitação de edifícios.[Lisboa?] : LNEC. [5]. BORDEN, Iain & RUEDI RAY, Katerina (2006). An Architecture Student?s Handbook. 2ªed. Oxford: Architectural Press?Elsevier. [4]. ASHURST, John. Practical building conservation (5 vol.) Hants, Gower Technical Press, 1995 [3]. APPLETON, João (2003). Reabilitação de edifícios antigos: patologias e tecnologias de intervenção. Amadora : Orion. ISBN 972-8620- 03-9. [2]. ALBA, António F. (e outros), Teoria e Historia de la Restauracion. Madrid: MRPP, ed. Munilla-Léria, 1997 [1]. A.A.V.V. Proyecto de Restauracion. Master de Restauracion y Rehabilitacion del Patrimonio. MRPP. Madrid; Ed. Munilla-Leria. 2003

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


[30]. WALLIMAN, N. (2001). Your research project : a step?by?step guide for the first time researcher. London : Sage. ISBN 0-7619-6539-4. Cota BDC: 37 / W 184 y [29]. Turnpenny, Kate, Ingham, Jeremy. Remedy for steel frame corrosion, in Natural stone specialist, Vol. 44, N. 4, p. 22, 24, 26, 2009. [28]. Oxley, Richard. Survey and Repair of Traditional Buildings, A conservation and sustainable approach, Hardback, 2003. [27]. Normandin, Kyle C., Slaton, Deborah (ed.). Cleaning Techniques in Conservation Practice , Paperback, 2005 [26]. HIGHFIELD, D.. Rehabilitation and re-use of old buildings. E & F. N. Spon Ltd, 1987. [25]. Van Balen, Koenraad. "The Nara Grid: An Evaluation Scheme Based on the Nara Document on Authenticity." APT Bulletin 39.2/3 (2008): 39-45. Web. [24]. Plevoets, Bie, and Cleempoel, Koenraad Van. Adaptive Reuse of the Built Heritage : Concepts and Cases of an Emerging Discipline / Bie Plevoets and Koenraad Van Cleempoel. 2019. Print. [23]. Haskell, Tony. Caring for Our Built Heritage : Conservation in Practice / Edited by Tony Haskell. 1st ed. London ; New York: E & FN Spon, 1992. Print. [22]. Schuster, J. Mark Davidson, De Monchaux, John, Riley, Charles A., and Salzburg Seminar. Preserving the Built Heritage : Tools for Implementation / J. Mark Schuster, with John De Monchaux and Charles A. Riley II, Editors. Hanover, NH : [Salzburg]: U of New England ; Salzburg Seminar, 1997. Print. [21]. Balen, K. Van, and Vandesande, Aziliz. Innovative Built Heritage Models : Edited Contributions to the International Conference on Innovative Built Heritage Models and Preventive Systems (CHANGES), 6-8 February 2017, Leuven, Belgium / Editors: Koen Van Balen & Aziliz Vandesande. 2018. Print. Reflections on Cultural Heritage Theories and Practices ; v. 3. [20]. Bold, John, Larkham, P. J., and Pickard, Rob. Authentic Reconstruction : Authenticity, Architecture and the Built Heritage / Edited by John Bold, Peter Larkham and Robert Pickard. 2018. Print. [19]. Bond, Stephen, and Worthing, Derek. Managing Built Heritage : The Role of Cultural Values and Significance / Stephen Bond, Derek Worthing. Second ed. 2016. Print. [18]. Transforming heritage practice in the 21st century : contributions from community archaeology / John H. Jameson, Sergiu Musteat?a?, editors, Cham : Springer, 2019. [17]. International Council on Monuments and Sites ? ICOMOS, 2013 ? The Burra Charter: The Australia ICOMOS Charter for Places of Cultural Significance. Acessado em 19 Abr. 2016. Disponível em: http:// australia.icomos.org [16]. International Council on Monuments and Sites Icomos, 2003 ? Recommendations for the analysis, conservation and structural restoration of architectural heritage: Guidelines. 2003. Disponível em: https://www.icomos.org/charters/structures_e.pdf. Acesso em 30 jun. 2017 [15]. International Council on Monuments and Sites ? Icomos, 1965 ? International charter for the conservation and restoration of monuments and sites (the Venice Charter 1964). Veneza, ICOMOS. http://www.icomos.org/charters/venice_e.pdf. Acessado em 19 abr. 2016 [14]. Jukilehto, Jukka, Henry Clere, Susan Denyer, and Michael Petzet. The World Heritage List: Filling the Gaps?an Action Plan for the Future. 2005. Paris: ICOMOS. http:// whc.unesco.org/uploads/activities/documents/activity-590-1.pdf (accessed 11 October 2011). [13]. Harwood, Elain, and English Heritage. 1996. Something Worth Keeping? Post-war Architecture in England. London: English Heritage [12]. GROAT, Linda & WANG, David (2002). Architectural Research Methods. New York: John Wiley & Sons. ISBN 0-471-33365-4. Cota BDC: 37 / G 893a [11]. DEPOY, Elizabeth & GITLIN, Laura N. (2005). Introduction to Research. Understanding and Applying Multiple Strategies. St. Louis: Elsevier Mosby. ISBN 0-323-02853-5. Cota na BDC: 37/ D 469 i [10]. COTTRELL, Stella (2011). Critical Thinking Skills. Developing Effective Analysis and Argument. London: Palgrave Macmillan publishers. ISBN 978-0-230-28529-3. Cota BDC: 37 / C 89 c [9]. CÓIAS, Vítor (2007). Reabilitação estrutural de edifícios antigos : alvenaria, madeira: técnicas pouco intrusivas. Lisboa : Argumentum ; Lisboa : GeCorpa. ISBN 978-972-8479-40-9. Cota BDC: 72.025 / C 629 r

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16