Métodos de Ensino e Avaliações
O processo de ensino - aprendizagem assenta na combinação de várias formas de ensino. Exige-se a presença física dos alunos nas aulas e as leituras para cada sessão. Os alunos serão expostos a aulas onde o questionamento, as dúvidas, a discussão e o debate são essenciais. As aulas servem para transmitir conhecimentos e informação mas também para esclarecer dúvidas, incertezas e suscitar interesse e curiosidade. As apresentações orais pelos alunos são um momento importante de aprendizagem, quer pelo desenvolvimento de capacidades de comunicação e de síntese de assuntos e realidades complexas, quer pelo desenvolvimento de capacidades de investigação e análise. O trabalho escrito visa dar aos alunos prática de expressão escrita de forma a desenvolver e aprofundar capacidades de análise científica e reflexão crítica. Poderá haver convidados ou conferencistas com experiencia em C&T. | A avaliação integra: 1. A participação nas aulas com o acompanhamento das leituras nos textos assinalados para cada tema em discussão. (15%) 2. Uma apresentação oral que revele capacidade de investigação e que seja capaz de aprofundar um processo de decisão e implementação (o contexto, os actores, as instituições envolvidas, os conflitos, os consensos, os diferentes interesses) de política científica. (35%) 3. A elaboração de um trabalho escrito (tema previamente aprovado pelo professor) que demonstre capacidade de investigação e de análise, reflexão critica e bibliografia apropriada. (50%)