Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
03972
Acrónimo :
PdA
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Inglês

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
20.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
21.0h/sem
Trabalho Autónomo :
129.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Políticas Públicas

Departamento / Department


Departamento de Ciência Política e Políticas Públicas

Ano letivo / Execution Year


2020/2021

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Conhecimento básico dos métodos das ciências sociais e do sistema político nacional e internacional; noções de teorias de análise de políticas públicas. Compreensão da lingua inglesa.

Objetivos Gerais / Objectives


O objectivo geral desta unidade curricular é dotar os alunos de conhecimento e informação necessários ao desenvolvimento de competências de análise de políticas do ambiente. Nesse sentido, ao longo das sessões apresentam-se os principais conceitos, modelos e instrumentos de análise de políticas do ambiente e, simultaneamente, são realizados, pelos alunos, exercícios de aplicação à análise de casos reais, previamente seleccionados.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


- Compreensão aprofundada sobre o domínio das políticas do ambiente e dos seus principais campos de aplicação, tanto no plano analítico como no do desenho, gestão e avaliação de políticas e de programas; - Desenvolvimento de um conhecimento alargado e atualizado sobre os conceitos, teorias, e principais perspetivas analíticas sobre as políticas do ambiente que permita a sua aplicação de forma autónoma e original; - Capacidade de aplicar os conhecimentos adquiridos na identificação e resolução de problemas no domínio das políticas do ambiente a situações novas; - Capacidade de integrar conhecimentos e de desenvolver soluções, bem como formular juízos em situações de informação limitada ou incompleta, incluindo a ponderação das implicações sociais, económicas, políticas e éticas das políticas do ambiente.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1.Introdução e contexto histórico -História da política ambiental -Uma agenda de investigação para análise da política ambiental 2.Teorias, paradigmas e conceitos -Determinantes do sucesso das políticas ambientais nacionais -Da modernização ecológica ao decrescimento -O futuro da política ambiental no antropoceno 3.Actores, instituições e instrumentos -Actores estatais e capacity-building institucional -Actores não estatais e organizações internacionais -Instrumentos de política ambiental 4.Processos -Agendamento -Formulação -Implementação e avaliação -Difusão e convergência 5.problemas ambientais e respostas políticas -A estrutura dos problemas ambientais -Da eficiência à suficiência: consumo sustentável e estilos de vida -Geoengenharia e sua governação 6.Perspectivas regionais -Política ambiental na América Latina, América do Norte, Ásia, África e União Europeia 7.Direcções futuras -Orientações futuras para a investigação sobre política ambiental

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Os conteúdos programáticos percorrem um vetor que conduz das teorias, métodos e conceitos gerais de análise e desenho de políticas do ambiente até à aplicação prática de critérios e métodos de análise a casos concretos de políticas ambientais, de combate às alterações climáticas e da promoção de energias renováveis.

Avaliação / Assessment


A avaliação continua consiste na participação ativa nas aulas (assiduidade, capacidade de responder a perguntas, exposição oral ? 40%), e num trabalho final individual escrito (60%). O trabalho final escrito é um exercício de investigação sobre uma política do ambiente, guiado por uma questão de pesquisa analítica (até 15 pgs.). Estudantes que não realizam a avaliação contínua poderão apresentar-se a exame final que consiste na elaboração de um trabalho escrito final individual (até 15 pgs.).

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


O processo de ensino-aprendizagem assenta na combinação de aulas teóricas e teórico-práticas. O desenvolvimento de quadros teóricos e analíticos das políticas do ambiente é o objetivo desta combinação. Para que a mesma seja bem sucedida, é fundamental a presença e a participação dos alunos nas aulas. O trabalho escrito visa a promoção da capacidade de análise, de síntese, de objetividade e de reflexão crítica.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


A metodologia de ensino promove a aquisição de conhecimentos teóricos e metodológicos de enquadramento e ao mesmo tempo a experimentação prática de análise de programas e políticas do ambiente concretos.

Observações / Observations


Tendo em conta o comunicado do Gabinete do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, de 21.1.2021, no contexto das medidas extraordinárias do estado de emergência, o início das atividades letivas decorrerá em formato de ensino à distância. Todas as alterações que possam acontecer serão comunicadas aos estudantes.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Vig, N.J.; Kraft, M.E. (Eds.) (2019): Environmental Policy: New Directions for the Twenty-first Century. 10th ed. Thousand Oaks: CQ Press. Steinberg, P.F.; VanDeveer, S.D. (Eds.) (2012): Comparative Environmental Politics. Cambridge, Mass: MIT Press. Mol, A.P.J.; Sonnenfeld, D.A.; Spaargaren, G. (Eds.) (2009): The Ecological Modernisation Reader: Environmental Reform in Theory and Practice. London: Routledge. Kütting, G.; Herman, K. (Eds.) (2018): Global Environmental Politics: Concepts, Theories and Case Studies. 2nd ed. London: Routledge. Jordan, A.; Adelle, C. (Eds.) (2013): Environmental Policy in the EU: Actors, Institutions and Processes. 3rd ed. London: Routledge. Jörgens, H.; Knill C. (Eds.) (2021): Routledge Handbook of Environmental Policy. London: Routledge. Jänicke, M. (1997): The Political System's Capacity for Environmental Policy. In M. Jänicke, H. Weidner (Eds.): National Environmental Policies. A Comparative Study of Capacity-Building. Berlin: Springer, pp. 1?24.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Weidner, Helmut; Jänicke, Martin (Eds.) (2002): Capacity Building in National Environmental Policy: A Comparative Study of 17 Countries. Berlin: Springer. Weidner, Helmut (2002): Capacity Building for Ecological Modernization: Lessons From Cross-National Research. In American Behavioral Scientist 45 (9), pp. 1340?1368. Tews, Kerstin; Busch, Per-Olof; Jörgens, Helge (2003): The Diffusion of New Environmental Policy Instruments. In European Journal of Political Research 42 (4), pp. 569?600. Spangenberg, Joachim H.; Lorek, Sylvia (2019): Sufficiency and Consumer Behaviour: From Theory to Policy. In Energy Policy 129, pp. 1070?1079. Solorio, Israel; Jörgens, Helge (Eds.) (2017): A Guide to EU Renewable Energy Policy: Comparing Europeanization and Domestic Policy Change in EU Member States. Cheltenham: Edward Elgar. Scruggs, Lyle (2003): Sustaining Abundance: Environmental Performance in Industrial Democracies. Cambridge: Cambridge University Press. Knill, Christoph; Liefferink, Duncan (2007): Environmental Politics in the European Union: Policy-making, Implementation and Patterns of Multi-level Governance. Manchester: Manchester University Press. Jörgens, Helge; Lenschow, Andrea; Liefferink, Duncan (Eds.) (2014): Understanding Environmental Policy Convergence: The Power of Words, Rules and Money. Cambridge: Cambridge University Press. Jahn, Detlef (2016): The Politics of Environmental Performance: Institutions and Preferences in Industrialized Democracies. Cambridge: Cambridge University Press. Jänicke, Martin; Weidner, Helmut (Eds.) (1997): National Environmental Policies. A Comparative Study of Capacity-Building. Berlin: Springer. Holzinger, Katharina; Knill, Christoph; Arts, Bas (Eds.) (2008): Environmental Policy Convergence in Europe. The Impact of International Institutions and Trade. Cambridge: Cambridge University Press. Fiorino, Daniel J. (2018): A Good Life on a Finite Earth: The Political Economy of Green Growth. New York: Oxford University Press. Falkner, Robert (Ed.) (2013): The Handbook of Global Climate and Environment Policy. Malden: Wiley. Blackstock, Jason J.; Low, Sean (Eds.) (2019): Geoengineering our Climate? Ethics, Politics and Governance. London: Routledge.Dauvergne, Peter (Ed.) (2012): Handbook of Global Environmental Politics. 2nd ed. Cheltenham: Edward Elgar. Biermann, Frank; Siebenhüner, Bernd (Eds.) (2009): Managers of Global Change: The Influence of International Environmental Bureaucracies. Cambridge, Mass: MIT Press.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16