Métodos de Ensino e Avaliações
O desenvolvimento da unidade curricular ??Projectos de Desenvolvimento e Avaliação de Microempresas? conhece três fases distintas: a) delimitação do quadro global de referência da temática abordada; b) análise das contribuições da Ciência Económica para a compreensão da especificidade Europeia contemporânea dos desafios que se colocam à acção no domínio público na promoção de emprego através do ?empreendedorismo inclusivo?; c) mobilização e valorização da experiência e interesses específicos dos participantes e promoção do seu envolvimento activo em torno da constituição de ?Comunidades de Prática?. Na concretização das diferentes fases as aulas baseiam-se em diferentes processos de facilitação da aprendizagem: a) aulas teóricas expositivas; b) estudo de casos; c) discussão de problemas aberta a toda a aula ou em pequenos grupos; d) trabalhos de grupo realizados extra-aula com apresentação e discussão posterior na sala de aula; e) ensaio crítico. | Os participantes são convidados a desenvolver um pequeno projecto colectivo baseado na simulação de uma situação concreta. Propõe-se uma situação ?laboratorial? na preparação de um projecto ?real? visando o reforço da capacidade de iniciativa municipal na animação do auto-emprego e da micro-iniciativa empresarial. O projecto será apresentado sob a forma de ensaio individual.