Métodos de Ensino e Avaliações
Três tipos de contacto: ? Aulas teóricas - Apresentação em grande grupo dos conceitos, perspectivas teóricas e conteúdos de desenvolvimento. É disponibilizado o sumário, bibliografia específica e avançada e questões de reflexão. ? Aulas teórico-práticas - Apresentação dos conteúdos, processos e medidas de desenvolvimento nas várias áreas e discussão de exercícios em sub-grupos. É disponibilizado o sumário detalhado com bibliografia específica. ? Sessões de orientação tutorial ? Pequenos grupos de trabalho com o docente sobre: bibliografia; leitura de textos sobre etapas e conteúdos das fases de desenvolvimento; e elaboração de material de avaliação e respectivo relatório. Valoriza-se a realização de trabalhos práticos, hábitos de pesquisa bibliográfica autónoma, a leitura/discussão de textos e a apresentação de trabalhos práticos. | Avaliação contínua: ? Uma frequência que inclui uma parte de escolha múltipla e uma parte de perguntas de resposta breve e que corresponde à matéria abordada nas aula teóricas (70%). ? Um trabalho de grupo sobre a aplicação pratica de conceitos e teorias do desenvolvimento (15%). ? Um trabalho individual sobre uma metodologia e processo de avaliação (15%). Ficam aprovados os alunos que, tendo em todas as avaliações notas superiores a 7.5 valores, obtenham uma média final igual ou superior a 9.5 valores. Exame Final: (1ª ou 2ª época) Perguntas de escolha múltipla e de desenvolvimento. Alunos com classificações entre 8 e 10 valores têm direito a um exame oral.