Métodos de Ensino e Avaliações
A unidade curricular está estruturada com três tipos de tempo de contacto: ? Aulas teóricas ? Apresentação dos conceitos, das perspectivas teóricas e dos conteúdos de desenvolvimento de forma expositiva em grande grupo. ? Aulas teórico-práticas ? Apresentação dos conteúdos, processos e medidas de desenvolvimento nas várias áreas programadas de forma expositiva em grande grupo, alternada com a discussão de exercícios de aplicação por sub-grupos de alunos, os quais podem ser apresentados, de seguida, à turma. ? Práticas laboratoriais ? Correspondem a sessões em pequenos grupos, sendo que cada grupo terá duas sessões mensais, espaçadas quinzenalmente. As práticas laboratoriais permitem (a) uma monitorização e um acompanhamento estreito do trabalho que os alunos irão desenvolver em grupo e que irão apresentar posteriormente nestas sessões; (b) um apoio da docente mais directo para prestar esclarecimentos, aprofundar e discutir temáticas que os alunos julguem relevantes para o desenrolar do seu trabalho autónomo de aprendizagem para esta unidade curricular. A perspectiva pedagógica desta disciplina valoriza a realização de trabalhos práticos, o incentivo a hábitos de pesquisa bibliográfica autónoma, à leitura e discussão de textos e a apresentação de trabalhos práticos pelos alunos como forma de aprendizagem activa dos mesmos. Por isso, os alunos são vivamente aconselhados a terem uma posição activa durante as aulas, a exprimirem os seus conhecimentos e pontos de vista e a exporem as suas dúvidas. Também por isso, a avaliação não é feita apenas por frequências, mas inclui trabalhos de grupo. Para que haja uma adequação entre o que é pedido e a sua realização, os alunos são aconselhados a aferirem a evolução dos seus trabalhos com as docentes da cadeira durante as aulas práticas e as práticas laboratoriais, assim como nos tempos de atendimento disponibilizados. | Os alunos podem frequentar esta disciplina em regime de avaliação contínua ou de exame final. Para serem admitidos em regime de avaliação contínua deverão: ? Apresentar a ficha pedagógica; ? Estar presentes nas aulas teórico-práticas (só são admitidas 2 faltas); ? Estar presentes nas práticas laboratoriais (só é admitida 1 falta). Em regime de avaliação contínua, os alunos deverão realizar 3 provas: ? Uma frequência individual, que inclui uma parte de escolha múltipla e uma parte de perguntas de resposta breve e que corresponde à matéria abordada nas aulas Teóricas e Teórico-práticas (60%). ? Um trabalho em grupo, constituído por 3/4 alunos, que consiste numa apresentação oral sobre uma metodologia e a respectiva técnica de avaliação (entrega da apresentação em suporte digital e papel) numa das diferentes áreas do desenvolvimento (20%), que corresponde ao trabalho desenvolvido nas práticas laboratoriais (ver directrizes para a realização do trabalho de grupo). ? Um trabalho em grupo, constituído por 4/5 alunos, que consiste numa apresentação oral sobre uma teoria do desenvolvimento (entrega da apresentação em suporte digital e papel) (20%), a ser realizada nas aulas teórico-práticas. A realização dos trabalhos tem prazos de concretização e entrega claros, que são definidos com os alunos. Após a apresentação de cada trabalho será dado o feedback sobre o trabalho realizado. Os alunos ficam aprovados se na avaliação contínua tiverem uma classificação superior ou igual a 9,5 valores na média das 3 provas, sabendo que a nota mínima exigida na frequência individual é de 8,5 valores. Os alunos que não obtiverem sucesso na avaliação contínua (classificação inferior a 9,5 valores), podem apresentar-se a um exame final. Em regime de avaliação por exame, os alunos terão acesso a um exame final (1ª e/ou 2ª época).