Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
04838
Acrónimo :
PeA
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
36.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
37.0h/sem
Trabalho Autónomo :
113.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Estatística e Análise de Dados

Departamento / Department


Departamento de Métodos Quantitativos para Gestão e Economia

Ano letivo / Execution Year


2025/2026

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não tem.

Objetivos Gerais / Objectives


Esta UC pretende familiarizar os estudantes com os aspetos teóricos e práticos da amostragem, enquadrados na metodologia dos estudos por amostragem (estudos de mercado, inquéritos, sondagens).

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


No final da UC os estudantes deverão ser capazes de simular cenários probabilísticos (OA1), calcular probabilidades condicionadas (diretamente ou por via do teorema de Bayes), e verificar a independência de acontecimentos (OA2). Deverão conhecer os os métodos clássicos de amostragem estatística e suas condições de aplicabilidade (OA3) e saber calcular estimativas e suas medidas de precisão (OA4). Deverão ser capazes de identificar contextos de complementaridade entre os estudos por amostragem e o big data (OA5).

Conteúdos Programáticos / Syllabus


CP1. Teoria das probabilidades: definições, axiomas, probabilidade condicional, probabilidade total e fórmula de Bayes. CP2. Variáveis aleatórias univariadas: f. de probabilidade e densidade, f. distribuição, parâmetros caracterizadores. CP3. Estudos por amostragem: recolha de dados por questionário; plano de amostragem CP4. Amostragem aleatória vs. não aleatória: tipos de amostras não aleatórias. CP5. Amostragem aleatória: simples, sistemática, com probabilidades desiguais, estratificada. CP6. Combinar estudos por amostragem com big data.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


Os CP1 e CP2 encontram-se associados aos OA1 e OA2. Os CP3, CP4 e CP5 encontram-se associados aos OA3 e OA4. O CP6 encontra-se associado ao OA5.

Avaliação / Assessment


ME1: Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência ME2: Participativas, com a análise e discussão de casos práticos onde se usa o software R ME3: Auto-estudo, relacionadas com o trabalho autónomo do estudante, tal como consta no Planeamento das Aulas

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


ME1: Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência ME2: Participativas, com a análise e discussão de casos práticos onde se usa o software R ME3: Auto-estudo, relacionadas com o trabalho autónomo do estudante, tal como consta no Planeamento das Aulas.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Esta UC requer conceitos teóricos, fundamentais para a compreensão dos diferentes conteúdos programáticos, pelo que as aulas expositivas permitem abranger todos os objetivos de aprendizagem. As aulas participativas permitem a aplicação dos conhecimentos teóricos, contribuindo assim para consolidar a compreensão destes. O trabalho autónomo por parte do estudante é crucial para aprofundar a teoria e prática trabalhados em sala de aula.

Observações / Observations


Bibliografia Principal / Main Bibliography


Groves, R., Fowler, F., Couper, M., Lepowski, J., Singer, E. & Tourangeau, R. (2009) Survey Methodology, 2nd edition, John Wiley and Sons. Levy, P., Lemeshow, S. (1991). Sampling of Populations: methods and applications. Wiley Interscience. Reis, E., Andrade, M., Calapez, T. & Melo, P., Estatística Aplicada, volume 1. 7ª edição. Lisboa. Edições Sílabo, 2021, ISBN 978-989-561-186-7. Reis, E., Andrade, M., Calapez, T. & Melo, P., Estatística Aplicada volume 2, 6ª edição, Lisboa. Edições Sílabo, 2019, ISBN 978-972-618-986-2. Speegle, D., & Clair, B. (2021). Probability, Statistics, and Data: A Fresh Approach Using R. Chapman and Hall/CRC. Free access at https://mathstat.slu.edu/~speegled/_book/

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Salganik, M. (2018). Bit by Bit- Social Research in the Digital Age. New Jersey: Princeton University Press Verzani, J. (2014). Using R for Introductory Statistics, 2nd Edition, Chapman & Hall/CRC, eBook ISBN 9781315373089. https://cran.r-project.org/doc/contrib/Verzani-SimpleR.pdf

Data da última atualização / Last Update Date


2025-03-27