Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
142 - Ciências da educação
Departamento / Department
Departamento de Ciências Sociais e Empresariais
Ano letivo / Execution Year
2024/2025
Pré-requisitos / Pre-Requisites
A formação Práticas de Ensino à Distância tem como objetivo capacitar os formandos com os conhecimentos necessários para criar cursos totalmente à distância, abrangendo o planeamento de atividades, a seleção de recursos pedagógicos, estratégias de comunicação e tutoria online, e modelos de avaliação adequados para ensino à distância.
Objetivos Gerais / Objectives
A formação Práticas de Ensino à Distância tem como objetivo capacitar os formandos com os conhecimentos necessários para criar cursos totalmente à distância, abrangendo o planeamento de atividades, a seleção de recursos pedagógicos, estratégias de comunicação e tutoria online, e modelos de avaliação adequados para ensino à distância.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
São objetivos de aprendizagem: OA1. Identificar os benefícios e desafios do ensino à distância em relação ao ensino presencial OA2. Aplicar técnicas de design instrutivo adequadas para ensino à distância na criação de cursos OA3. Integrar atividades e recursos educativos em plataformas de gestão de aprendizagem OA4. Implementar estratégias de tutoria e comunicação online OA5. Aplicar métodos de avaliação adequados para ensino à distância
Conteúdos Programáticos / Syllabus
P1. Introdução ao Ensino à Distância P2. Design instrutivo na criação de cursos online P3. Atividades e recursos educativos em plataformas de gestão de aprendizagem P4. Comunicação e tutoria online P5. Avaliação em Ensino à Distância
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
Cada objetivo de aprendizagem (OA) encontra uma correspondência direta com um conteúdo programático (P) correspondente (OA1-P1, OA2-P2, OA3-P3, OA4-P4, OA5-P5), assegurando a coerência entre ambos.
Avaliação / Assessment
Os formandos são avaliados a partir da conclusão de atividades durante a componente presencial (30%) e no desenvolvimento de um curso em formato de ensino à distância (70%) numa plataforma de gestão de aprendizagem.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
A formação em Práticas de Ensino à Distância, por ser desenvolvida em ensino combinado, irá integrar diferentes abordagens: aprendizagem colaborativa e baseada em tarefas na componente presencial, e aprendizagem baseada em projetos na componente de ensino à distância. Ao longo da formação será ainda promovida a tutoria entre pares como estratégia de motivação e envolvimento dos formandos.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
Partindo de uma abordagem colaborativa, centrada na interação entre os formandos, será incentivada a participação ativa através de discussão e reflexão sobre os benefícios e desafios do ensino à distância em relação ao ensino presencial, visando à criação de uma compreensão partilhada pelo grupo. Posteriormente, os formandos irão realizar tarefas com grau de dificuldade crescente e diversos níveis de apoio do docente e dos pares, que lhes permitirá aplicar técnicas de design instrutivo adequadas para ensino à distância na criação de cursos e integrar atividades e recursos educativos em plataformas de gestão de aprendizagem. Por último, a partir da aprendizagem baseada em projetos, os formandos irão colaborar virtualmente, pesquisar e desenvolver um curso no formato de ensino à distância, onde irão integrar estratégias de tutoria e comunicação online e aplicar métodos de avaliação.
Observações / Observations
-
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Bates, A. W. (2015). Teaching in a digital age: Guidelines for designing teaching and learning. BCcampus. Miranda, G. L. (Ed.). (2009). Ensino online e aprendizagem multimédia. Relógio d’Água Editores. Adams Becker, S., Caswell, T., Jensen, M., Ulrich, G., and Wray, E. (2014). Online Course Design Guide. Cambridge, Massachusetts: Massachusetts Institute of Technology. https://dltoolkit.mit.edu/online-course-design-guide/
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Data da última atualização / Last Update Date
2024-11-05