Programa

Licenciatura em Finanças e Contabilidade

Programa

1 – A missão e o papel dos sistemas de informação contabilísticos 1.1 A evolução histórica da missão e papel da contabilidade 1.2 A harmonização contabilística: a necessidade de normalizar 1.3 A globalização da normalização contabilística 1.4 O SNC – O sistema de normalização contabilística 1.5 Organizações profissionais relacionadas com a prestação e divulgação das contas 2 – Sistemas de Informação e contabilidade 2.1 A integração da informação contabilística para a gestão 2.2 O uso de tecnologias de informação na contabilidade: ERP e EIS 2.3 O ERP – Enterprise resource planning e a integração contabilística 2.4 O EIS – Executive Information Systems e a divulgação da informação contabilística 2.5 Aplicações práticas 3 – Processos empresariais e informação contabilística 3.1 Processo de constituição e início de actividade: o empreendedorismo e o lançamento de entidades para o exercício de actividades geradoras de valor. Aspectos legais, contratuais, financeiros e respectivo tratamento contabilístico. 3.2 Decisões de investimento. A gestão dos activos fixos tangíveis e intangíveis. Modelo de informação deste tipo de activos e respectivo tratamento contabilístico. 3.3 Decisões de financiamento. As múltiplas opções de financiamento e um sistema de gestão financeira avançada, suportado em base tecnológica. 3.4 As operações do ciclo de exploração, a gestão dos inventários; as operações de venda e a gestão dos clientes; as operações de compra e de gastos e a gestão dos fornecedores; a gestão da tesouraria. Requisitos fundamentais do sistema de informação para registo e controlo das operações do ciclo de exploração. 3.5 A prestação da informação financeira aos múltiplos utilizadores. A tempestividade, a fiabilidade e a relevância da informação divulgada e o papel das tecnologias de informação para assegurar a qualidade dos requisitos da informação financeira. 3.6 O governo das sociedades, a prestação de contas e o papel dos profissionais relacionados com a preparação e validação da informação financeira e de gestão. O relatório de gestão e as divulgações necessárias. 4 – Projecto empresarial em contabilidade