Métodos de Ensino e Avaliações
O processo de ensino–aprendizagem assenta na combinação de aulas teóricas e teórico práticas, com exposição de enquadramento pelo professor, e apresentação de textos elaborados pelos alunos, e discussão colectiva. O desenvolvimento de competências cognitivas na área das políticas educativas, de trabalho em equipa, e de comunicação oral é o objectivo subjacente a esta estratégia de ensino-aprendizagem. A coerência do processo será sustentada pela orientação das aulas teóricas, que serão concebidas por forma a promover a reflexão e suscitar dúvidas, discussão e debate. Por outro lado, o trabalho escrito, para além do desenvolvimento de competências cognitivas, visa também a promoção de capacidades de investigação e análise no domínio das políticas educativas, o conhecimento mais aprofundado dessas políticas e o desenvolvimento de competências de expressão escrita, com base em critérios como a capacidade de análise, de síntese, de objectividade e de reflexão crítica. | A avaliação desta UC terá como base: • A presença e a participação nas aulas (25%). • Um trabalho individual na forma de uma revisão crítica de um texto (para ser discutido com o professor). Esta missão não deve ser superior a 5 páginas (25%) • Um trabalho escrito com uma componente de investigação empírica sobre a política de educação. Isto será feito como trabalho de grupo e não deve ser superior a 10 páginas. (25%). • Apresentação oral da componente empírica do trabalho (25%).