Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Recursos Humanos
Departamento / Department
Ano letivo / Execution Year
2020/2021
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Não existem
Objetivos Gerais / Objectives
Integrar as várias componentes do programa e dar a oportunidade para aplicar os conhecimentos adquiridos através da aplicação a problemas empresariais reais
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
1. Desenvolver propostas para a direção estratégica duma empresa específica; 2. Utilizar conhecimentos teóricos e metodológicos adequados à abordagem de problemas concretos; 3. Desenvolver um caso exploratório ou ilustrativo sobre o processo de Gestão de Pessoas (GP) de uma empresa.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
1. Apresentação de um projeto 2. Plano Estratégico de Gestão de Pessoas 3. Interface da gestão estratégica de pessoas com outras áreas 4. Ambientes organizacionais e GP 5. Competências em GP 6. Projeto de intervenção
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
Nesta UC todos os objetivos de aprendizagem (OA) são concretizados em conteúdos lecionados ou programáticos (P). Desta forma, as relações seguintes demonstram essa coerência: OA1- P1 e P2 OA2 - P3, P4, P5 OA3 ? P6
Avaliação / Assessment
A avaliação periódica é composta por: - Relatório individual e apresentação - 50% +50%
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
A UC está estruturada em aulas teórico-práticas onde serão apresentados alguns conceitos e feitas apresentações de casos, seguidas de discussão alargada. Metodologias de ensino-aprendizagem (ME): 1. Expositivas, para apresentação de conceitos e explicitação do trabalho a desenvolver 2. Participativas e activas com apresentações de casos e sessões de feedback 3. Auto-estudo relacionadas com o trabalho autónomo do aluno.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
A maioria das horas do projeto implicam desenvolvimento de atividades na empresa que envolvem contato direto com práticas profissionais e formas de intervenção ligadas às competências desenvolvidas ao longo do curso. 1. Abordagem expositiva: OA1 e OA2. 2. Abordagem ativa: OA1, OA2 e OA3. 3. Autoestudo: OA1, OA2 e OA3.
Observações / Observations
Os alunos abrangidos pelo "Regulamento Interno para Estudantes com Estatutos Especiais" deverão contactar o docente da UC, ou o Coordenador da mesma, na primeira semana de aulas, com vista ao enquadramento dos processos de aprendizagem e avaliação na UC.
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Ferreira, A., Martinez, L. Nunes, F. e Duarte, H. (2015). GRH para Gestores. Lisboa: RH Editora.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Wheelen, T. & Hunger, J. (2012). Strategic management and business policy. Addison-Wesley Publishing Company, Inc.
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16