Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
03898
Acrónimo :
PEGP
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
3.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
10.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
4.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
15.0h/sem
Trabalho Autónomo :
60.0
Horas de Trabalho Total :
75.0h/sem

Área científica / Scientific area


Recursos Humanos

Departamento / Department


Ano letivo / Execution Year


2020/2021

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não existem

Objetivos Gerais / Objectives


Integrar as várias componentes do programa e dar a oportunidade para aplicar os conhecimentos adquiridos através da aplicação a problemas empresariais reais

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


1. Desenvolver propostas para a direção estratégica duma empresa específica; 2. Utilizar conhecimentos teóricos e metodológicos adequados à abordagem de problemas concretos; 3. Desenvolver um caso exploratório ou ilustrativo sobre o processo de Gestão de Pessoas (GP) de uma empresa.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1. Apresentação de um projeto 2. Plano Estratégico de Gestão de Pessoas 3. Interface da gestão estratégica de pessoas com outras áreas 4. Ambientes organizacionais e GP 5. Competências em GP 6. Projeto de intervenção

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Nesta UC todos os objetivos de aprendizagem (OA) são concretizados em conteúdos lecionados ou programáticos (P). Desta forma, as relações seguintes demonstram essa coerência: OA1- P1 e P2 OA2 - P3, P4, P5 OA3 ? P6

Avaliação / Assessment


A avaliação periódica é composta por: - Relatório individual e apresentação - 50% +50%

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


A UC está estruturada em aulas teórico-práticas onde serão apresentados alguns conceitos e feitas apresentações de casos, seguidas de discussão alargada. Metodologias de ensino-aprendizagem (ME): 1. Expositivas, para apresentação de conceitos e explicitação do trabalho a desenvolver 2. Participativas e activas com apresentações de casos e sessões de feedback 3. Auto-estudo relacionadas com o trabalho autónomo do aluno.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


A maioria das horas do projeto implicam desenvolvimento de atividades na empresa que envolvem contato direto com práticas profissionais e formas de intervenção ligadas às competências desenvolvidas ao longo do curso. 1. Abordagem expositiva: OA1 e OA2. 2. Abordagem ativa: OA1, OA2 e OA3. 3. Autoestudo: OA1, OA2 e OA3.

Observações / Observations


Os alunos abrangidos pelo "Regulamento Interno para Estudantes com Estatutos Especiais" deverão contactar o docente da UC, ou o Coordenador da mesma, na primeira semana de aulas, com vista ao enquadramento dos processos de aprendizagem e avaliação na UC.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Ferreira, A., Martinez, L. Nunes, F. e Duarte, H. (2015). GRH para Gestores. Lisboa: RH Editora.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Wheelen, T. & Hunger, J. (2012). Strategic management and business policy. Addison-Wesley Publishing Company, Inc.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16