Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
03670
Acrónimo :
PEPAGE
Ciclo :
3.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Espanhol, Inglês, Francês, Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
18.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
19.0h/sem
Trabalho Autónomo :
131.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Políticas Públicas

Departamento / Department


Departamento de Ciência Política e Políticas Públicas

Ano letivo / Execution Year


2023/2024

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não aplicável

Objetivos Gerais / Objectives


O objetivo geral é promover o conhecimento e a familiaridade com grandes pesquisas nacionais e internacionais, cujos resultados marcaram a investigação nesta área e trouxeram conhecimentos para a administração e gestão das instituições escolares, designadamente no que respeita às metodologias utilizadas, à capacidade para identifica, analisar e debater problemas e procedimentos associados a estratégias metodológicas dos estudos. Pretende-se aprofundar competências metodológicas, nomeadamente tendo por base indicadores e dados institucionais ou a partir de estudos longitudinais em educação.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


No âmbito do curso de Doutoramento em Administração e Gestão Escolar, pretende-se que os estudantes atualizem e aprofundem competências metodológicas que lhes permitam conduzir uma investigação rigorosa e inovadora, de modo a apresentarem uma tese de doutoramento de qualidade. O programa irá identificar autores e investigações com impacto no campo educativo de âmbito nacional e internacional. A partir de um olhar centrado na estratégia metodológica de cada um desses trabalhos, serão apresentados e discutidos os recursos teóricos e metodológicos acionados, os instrumentos e as estratégias de recolha de informação, assim como os métodos de análise de dados e os modos de apresentação dos resultados. Serão também discutidas as suas potencialidades e os limites inerentes.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


A partir de um olhar sobre a estratégia metodológica de obras de referência (exemplares), nacionais e internacionais, serão apresentados e discutidos os principais elementos das pesquisas sobre a administração e gestão escolares. O programa encontra-se organizado nos seguintes pontos: 1.Grandes pesquisas em educação: considerações teóricas, metodológicas e epistemológicas. 2.A utilização de dados secundários e de estatísticas oficiais na análise das organizações escolares e dos sistemas educativos. 4.Pluralidade teórica e metodológica, identificada nos grandes estudos em educação. A combinação de metodologias qualitativas e quantitativas. 5.Estudos extensivos internacionais. Desafios da comparabilidade: amostragem, instrumentos de recolha de informação e resultados.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


O tratamento dos conteúdos programáticos tem implícito o desenvolvimento de competências teóricas, metodológicas e operatórias e de análise na Administração e Gestão Escolar, tendo por referência a amplitude dos seus níveis de análise e das suas temáticas. Estes alunos ficam, assim, capazes de reconhecer criticamente uma pesquisa em educação, nos seus alicerces teóricos, metodológicos e analíticos.

Avaliação / Assessment


A avaliação dos alunos decorre de dois elementos: de uma exposição em aula, preparada e apresentada em grupo, sobre uma das obras de referência (30%) e de um ensaio individual, cuja dimensão não deverá ultrapassar as 10 páginas (cerca de 20000 caracteres). A avaliação desta UC não contempla a realização de exame escrito final.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


O processo de ensino-aprendizagem desenvolve-se através de aulas teórico-práticas, orientação tutorial e através do trabalho pessoal dos alunos O trabalho dos alunos pressupõe a realização de um conjunto de atividades: a) Presença e participação nas aulas; b) Leitura da bibliografia recomendada para cada aula; c) Apresentação e discussão em aula de uma pesquisa exemplar; d) Elaboração de um ensaio individual escrito, incidindo na análise metodológica de uma das obras apresentadas.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


A identificação de um estudo fundamental nestas áreas e, consequentemente, o desenvolvimento de um trabalho final, permitirá aplicar e mobilizar as competências e conhecimentos inscritos nos objetivos de aprendizagem.

Observações / Observations


-

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Alava, J., L. Halttunen & M. Risku (2012), Changing School Management - Status Review, Helsínquia, Finnish National Board of Education and authors. Arthur, J., Waring, M., Coe, R. & Hedges, l. (2012), Research Methods & Methodologies in Education, Thousand Oaks, CA: Sage. Bray, M., Adamson, B. & Mason, M. (Eds.) (2007), Comparative education research approaches and methods. Hong Kong & Dordrecht, Netherlands: Comparative Education Research Centre & Springer. Hallinger, P. (2014), ?Reviewing Reviews of Research in Educational Leadership: An Empirical Assessment?, Educational Administration Quarterly, 50(4) 539-576. Coleman, M., e Briggs, A (Editors) (2002), Research Methods in Educational Leadership and Management, SAGE Publications Ltd. Parylo, O. (2012), ?Evaluation of educational administration: A decade review of research (2001?2010)?, Studies in Educational Evaluation, 38 (3?4), 73-83. Rodrigues, M.L. (2014) (org.), 40 Anos de Políticas de Educação em Portugal (Vol1 e 2), Lx, Almed

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Esta UC terá como recursos complementares o contacto com projetos, redes e programas nacionais e internacionais relevantes: Exemplos internacionais: Programa PIAAC [http://www.oecd.org/skills/piaac/ ] Programa PISA [http://www.oecd.org/pisa/] Programa TALIS [http://www.oecd.org/education/talis/] Programa TIMSS & PIRLS [https://timssandpirls.bc.edu/ ] Projeto Eurostudent [http://www.eurostudent.eu/ ] The European Policy Network on School Leadership (EPNoSL) [http://www.schoolleadership.eu/portal/project] The School Leadership Project [http://theschoolleadershipproject.org/] Exemplos nacionais Observatório das Desigualdades [http://observatorio-das-desigualdades.com/] EPIS [http://www.epis.pt/mediadores/atlas-da-educacao ]

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16