Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
03886
Acrónimo :
PFGE
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
20.0h/sem
- Presencial (TP) :
20.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
8.0h/sem
- Presencial (TC) :
8.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
2.0h/sem
- Presencial (OT) :
2.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
30.0h/sem
Trabalho Autónomo :
120.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Gestão Geral

Departamento / Department


Ano letivo / Execution Year


2020/2021

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Nenhum

Objetivos Gerais / Objectives


Dotar os alunos das ferramentas teórico-práticas necessárias à elaboração de um projeto de aplicação em gestão.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


1. Adquirir os conhecimentos principais em torno da elaboração de projetos de aplicação em gestão. 2. Construir e apresentar projetos de aplicação em gestão da inovação de forma profissional. 3. Definir os fatores críticos de sucesso de um projeto de aplicação em gestão. 4. Construir os principais cenários de desenvolvimento organizacional.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1. Plano de negócios. 2. Avaliação de recursos, capacidades e competências dinâmicas. 3. Avaliação financeira do plano.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular unit's content dovetails with the specified learning outcomes


A relação entre tópicos programáticos e os objetivos de aprendizagem demonstra e sustenta a coerência dos conteúdos programáticos: Objetivo 1: coberto pelo tópico programático 1) e 2). Objetivo 2: coberto pelo tópico programático 1) e 2). Objetivo 3: coberto pelo tópico programático 2) e 3). Objetivo 4: coberto pelo tópico programático 3).

Avaliação / Assessment


Sem prejuízo do estrito cumprimento do regulamento do programa, a avaliação periódica exige a presença mínima em 60% das aulas e inclui a realização de: - Um trabalho de grupo, com a ponderação de 50%; - Uma prova individual, com a ponderação de 50% e uma nota mínima de 10 valores. Alternativamente haverá exame final de 1.ª e de 2.ª época, que representará 100% da nota final obtida, desconsiderando a componente de avaliação periódica.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


1. Expositivo, teórico-prático. 2. Aprendendo por aplicação, de forma prática e com acompanhamento tutorial, empregando a análise e discussão de casos e a reflexão e discussão sobre aplicações práticas das ferramentas teóricas ensinadas em sala de aula. 3. Expondo e debatendo oralmente os elementos trabalhados, com natureza teórico-prática.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


A coerência da relação entre as metodologias de ensino e os objetivos de aprendizagem é garantida pelas seguintes associações: Objetivo 1: processo de ensino-aprendizagem 1), 2) e 3). Objetivo 2: processos de ensino-aprendizagem 1) e 2). Objetivo 3: processos de ensino-aprendizagem 1), 2) e 3). Objetivo 4: processos de ensino-aprendizagem 1) e 3).

Observações / Observations


.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Wysocki, R. (2019), Effective Project Management: Traditional, Agile, Extreme, John Wiley & Sons, 8th Ed. Grant, R. (2015), Contemporary Strategy Analysis, Blackwell Publishing, 9th Ed.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Madhavan, R.; Tunstel, E. & Messina, E. (2009), Performance Evaluation and Benchmarking of Intelligent Systems, Springer. Kerzner, H. (2013), Project Management: A Systems Approach to Planning, Scheduling, and Controlling, Wiley, 11th edition. Henry, A. (2011), Understanding Strategic Management, London: Oxford. Grant, R. (2008), Contemporary Strategy Analysis, Blackwell Publishing, 6th Ed.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16