Métodos de Ensino e Avaliações
De acordo com os princípios gerais dos currículos de Bolonha, é suposto a maior parte do trabalho de aprendizagem ser feito de forma autónoma pelo aluno, fora do período de contacto com os docentes. O tempo de contacto (lectivo) está estruturado em três tipos de aulas: ? Aulas teóricas ? Apresentação dos conceitos, das perspectivas teóricas e métodos de forma expositiva em grande grupo. ? Aulas teórico-práticas ? Apresentação de trabalhos de grupo e respectiva discussão, dinamizada por um grupo de trabalho e alargada ao grupo-turma e docente. ? Práticas laboratoriais ? Sessões de trabalho em pequenos grupos, sendo que cada grupo terá duas sessões mensais, espaçadas quinzenalmente. As práticas laboratoriais permitem: ? (a) ilustrar com detalhe e exemplificar em laboratório algumas das medidas e/ou conceitos abordados nas aulas teóricas, através da observação e discussão de vídeos, textos e realização de sessões práticas de registo de medidas fisiológicas ? (b) um apoio da docente mais directo para prestar esclarecimentos, aprofundar e discutir temáticas que os alunos julguem relevantes para o desenrolar do seu trabalho autónomo de aprendizagem para esta unidade curricular. A perspectiva pedagógica desta UC valoriza o desenvolvimento da capacidade de integrar interdisciplinarmente conceitos, a compreensão do método científico, o pensamento crítico e os hábitos de pesquisa autónoma de literatura científica. Valoriza igualmente a capacidade de trabalhar em grupo, de apresentar e discutir novos conhecimentos e expressar dúvidas e pontos de vista. | Os alunos poderão optar por uma de duas formas de avaliação: avaliação periódica ou exame final. A matéria é avaliada como um todo, não havendo distinção teórica/prática ou uma separação na avaliação do módulo de genética e do de Psicofisiologia. A avaliação periódica consiste em: a) Frequência, que vale 70% da nota final. b) Apresentação e discussão em pequenos grupos de textos seleccionados, que vale 20% da nota final. c) Trabalho interactivo com questionário a realizar numa prática laboratorial a meio do semestre, que vale 10% da nota final. As apresentações de trabalhos nas aulas teórico-práticas são feitas por grupos (que têm duas tarefas: (1) apresentar aos colegas um resumo crítico de um artigo e (2) numa outra aula, dinamizar a discussão de um texto apresentado por outro grupo. Os alunos ficam aprovados se em cada uma das avaliações tiverem nota superior a 7,5 e simultaneamente na média ponderada das três avaliações uma nota igual ou superior a 9,5 valores. Os alunos que não tenham realizado a avaliação periódica ou que tenham ficado reprovados na mesma, poderão apresentar-se a exame final. Ficarão aprovados com classificações iguais ou superiores a 9,5.