Métodos de Ensino e Avaliações

A componente lectiva, que corresponde ao período de contacto aluno-docente, é constituída por três tipos de aulas: a) Aulas teóricas ? essencialmente aulas de exposição com o objectivo de ajudar a estruturar e organizar a matéria, destacando os pontos essenciais. b) Aulas teórico-práticas ? aulas em que serão discutidos textos seleccionados, mediante um esquema de apresentação pelos alunos, seguida de debate. c) Aulas tutoriais ? em grupos mais pequenos (10-12), o que permitirá e execução de tarefas práticas no Laboratório de Psicologia Social e Organizacional, assim como o visionamento e discussão de vídeos seleccionados. | A matéria desta U.C. é avaliada em conjunto, independentemente do tipo de aula (teórica, teórico-prática ou tutorial) em que a matéria é abordada. Os alunos poderão optar por duas formas de avaliação: avaliação periódica ou exame final. A avaliação periódica consiste em: a) Um teste no final do semestre (80%). b) Apresentação e discussão em pequenos grupos de textos seleccionados nas aulas teórico-práticas (20%). Cada grupo (de 3-4 alunos), tem a tarefa de apresentar aos colegas um resumo crítico de um texto (15 minutos), e numa outra aula, dinamizar a discussão de um outro texto. Os alunos ficam aprovados se em cada uma das avaliações tiverem nota superior a 7,5 e simultaneamente na média ponderada das duas avaliações uma nota igual ou superior a 9,5 valores. Os alunos que não tenham realizado a avaliação periódica ou que tenham ficado reprovados na mesma, poderão apresentar-se a exame final. Os alunos ficarão aprovados com classificações iguais ou superiores a 9,5.