Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
04197
Acrónimo :
PG_Conv
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
20.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
21.0h/sem
Trabalho Autónomo :
129.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Políticas Públicas

Departamento / Department


Departamento de Ciência Política e Políticas Públicas

Ano letivo / Execution Year


2021/2022

Pré-requisitos / Pre-Requisites


N.a.

Objetivos Gerais / Objectives


- Aprofundar o conhecimento adquirido através do processo de reflexividade entre a dimensão triangular: Direitos; Políticas; Inclusão da pessoa com deficiência. - Analisar os instrumentos de proteção específica de Direitos das Pessoas com Deficiência numa abordagem integrada com as políticas públicas. - Interpretar as dimensões conceptuais das convenções e das políticas públicas no processo de integração social das pessoas com deficiência.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


Ob1 - Diagnosticar as problemáticas dos Direitos Humanos, da inclusão social, da Deficiência e das políticas de integração e inclusão das Pessoas com Deficiência; Ob2 - Interpretar as dimensões promotoras de inclusão nas políticas públicas; Ob3 - Elaborar programas/planos de inserção social para pessoas com deficiência; Ob4 - Aplicar as orientações especificas das convenções referentes à deficiência nos planos de integração social das pessoas com deficiência; Ob5 - Planear estratégias sustentáveis de integração social da pessoa com deficiência baseadas nos Direitos Humanos e na diversidade cultural.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


I ? As convenções e Direitos Humanos sobre as Pessoas com deficiência: a) Conceitos e linguagem técnica; b) Proteção social, Cidadania e Vida Independente; c) O acesso aos direitos: barreiras e oportunidades; d) A dimensão cultural da deficiência no domínio ético-político. II- Direitos Humanos e políticas públicas para pessoas com deficiência: a) Bem-estar e qualidade de vida da pessoa com deficiência; b) Potencialidades das políticas públicas para a promoção de programa de inserção de pessoas com deficiência; c) Estratégias e modelos baseados no princípio da interprofissionalidade. III ? Metodologias colaborativas de inclusão das pessoas com deficiência: a) Abordagens integradas de inserção da pessoa com deficiência baseadas no princípio Eco-bio- psico-Social; b) Inclusão, reabilitação psicossocial e integração social da pessoa com deficiência; c) Deficiência e inovação Social.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


Os conteúdos programáticos estão elaborados em função dos objetivos gerais da Unidade Curricular. A demonstração da coerência dos conteúdos programáticos fazemo-la em relação aos objetivos de aprendizagem: Ob1-I: a) e III c) Ob2- II: b) Ob3 -II: c) e III: a) e b) Ob4- I: b); c) e d) Ob5 - II: a); e III: c)

Avaliação / Assessment


A unidade curricular aplica o regime de avaliação periódica, consistente na realização de um trabalho escrito individual sobre um tema do programa. Alternativamente, ou em caso de insucesso na avaliação periódica, a avaliação constará de um exame final escrito que incidirá sobre todas as matérias do programa.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


- Exposição teórica da matéria do programa. - Análise e interpretação de documentos pelos alunos. - Pesquisa de informação por parte dos alunos. - Grupos de debate.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


A metodologia de ensino é caracterizada por exposição e debate, promovendo um método reflexivo, expresso nos objetivos do seminário aliando o tratamento teórico dos conteúdos programáticos associados a uma dimensão participativa do estudante com vista á compreensão e assimilação dos conteúdos teóricos e a sua pertinência quando aplicados no exercício profissional.

Observações / Observations


·

Bibliografia Principal / Main Bibliography


-Rodrigues, Maria de Lurdes (Coord.) (2014). Exercícios de Análise de Políticas Públicas. INCM ISCTE ? Instituto Universitário de Lisboa. - Sousa, Liliana, and Sofia Rodrigues. 2012. The collaborative professional: Towards empowering vulnerable families. Journal of Social Work Practice 26: 411?25.. - Saar-Heiman, Yuval, Michal Krumer-Nevo, and Maya Lavie-Ajayi. 2017. Intervention in a real-life context: therapeutic space in poverty-aware social work. British Journal of Social Work 48: 321?38. -Evenboer, K. Els, Sijmen A. Reijneveld, and Danielle E. M. Jansen. 2018. Improving care for multiproblem families: Context-specific effectiveness of interventions. Children and Youth Services Review 88: 274?85. -Drisko, James. 2017. Active collaboration with clients: An underemphasized but vital part of evidence-based practice. Social Work 62: 114?21. - Convenção dos Direitos das Pessoas com Deficiência: https://www.inr.pt/convencao-sobre-os-direitos-das-pessoas-com-deficiencia.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


-Sousa, Liliana, and Tânia Costa. 2010. The multi-professional approach: Front-line professionals? behaviours and interactions. International Journal of Social Welfare 19: 444?54. doi:10.1111/j.1468-2397.2009.00693x. --Sousa, Liliana, Cláudia Ribeiro, and Sofia Rodrigues. 2007. Are practitioners incorporating a strengths-focused approach when working with multi-problem families? Journal of Community & Applied Social Psychology 17: 53?66. doi:10.1002/casp.875. -Pereirinha, José. A. (2008) Política Social. Formas de Actuação no Contexto Europeu. Lisboa. Ed. Universidade Aberta. -Pereirinha, José. A. (1997) Welfare States and anti-povrety regimes: the case of Portugal.in Southern European Welfare States. Between crisis and reform. Rhodes, M (ed). 198-239. Londres. ED. Frank Cass. -Nascimento, P e F, Melazzo E S (2013), ?Território: Conceito estratégico na assistência social?, Serviço Social em Revista, VoL. 16, Nº.1, 66-88, Universidade Federal de Londrina, Londrina - Mondolfo, P. (2005). Conduire le développement social, Paris, Dunod. - Lee, Judith A. B. (2001), The Empowerment Approach to Social Work Practice. New York. Columbia University Press. - Lavee, Einat, and Roni Strier. 2018. Social workers? emotional labour with families in poverty: Neoliberal fatigue? Child & Family Social Work 23: 504?12. doi:10.1111/cfs.12443 1221. doi:10.3389/fpsyg.2017.01221. -Ferreira, J.; Rocha, H.B.; Ferreira, P.; Perez, P. A. (2016) Derechos Humanos y Justicia Social en la formacion en trabajo social , Enrique Pastor Seller, Esther Raya Diez Trabajo social, derechos humanos e innovación social, DUO Estudios Aranzadi (junho, 2016) - ISBN: 978-84-9135-059-0 - Bachler, Egon, Alexander Fruehmann, Herbert Bachler, Benjamin Ass, Marius Nickel, and Guenter K. Schiepek. 2017. Patterns of change in collaboration are associated with baseline characteristics and predict outcomes and dropout rates in treatment of multi-problem families. A validation study. Frontiers in Psychology 8:

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16